terça-feira, 6 de junho de 2017

Transportes coletivos urbanos de Santarém são vistoriados pela SMT

Também fazendo parte do processo, acontece, no pátio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a vistoria dos transportes coletivos. A vistoria é realizada conforme calendário repassado para as empresas informando sobre a data e horário da vistoria.
Alguns pontos são de extrema importância para a reprovação dos ônibus na vistoria como: vidro trincado, poltronas rasgadas, problemas na mecânica, falta de freio, luzes. “O ônibus é automaticamente suspenso de operação e vai ser dado um prazo para que sejam regularizados os itens reprovados. Após corrigir os itens reprovados, o ônibus volta para uma nova vistoria”, explicou o chefe da Divisão de Operação e Fiscalização da SMT, Joaquim Azevedo.
A obrigatoriedade do recadastramento das empresas permissionárias do sistema do transporte coletivo urbano de Santarém foi publicada no decreto nº 536/2017 de 9 de maio de 2017, o qual definiu que as empresas têm do dia 5 de Junho até o dia 30 do mesmo mês para fazer o recadastramento na Secretaria apresentando todas as documentações solicitadas no decreto e a vistoria dos coletivos.
De acordo com o secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus, a população tem o direito de cobrar, pois é ela que está no dia a dia utilizando os transportes públicos. “A vistoria é para cumprir o que estabelece o decreto que reajustou a tarifa urbana. Essa medida visa a retirar os coletivos em condição precária do sistema, a fim de oferecer um serviço com segurança e qualidade ao usuário. As vistorias são feitas anualmente, mas de uma hora para outra pode ocorrer um problema nos coletivos e as pessoas devem denunciar na SMT qualquer irregularidade”.

O decreto estabelece ainda que a empresa de transporte coletivo urbano que não fizer o recadastramento e vistoria dentro do prazo estipulado será considerada inabilitada para operar no sistema e terá a ordem de serviço cancelada.