quinta-feira, 13 de julho de 2017

Polêmica – Dinheiro do Restaurante Universitário da Ufopa foi liberado, mas obra está parada

Um fato polêmico é a mudança do prédio onde funciona o Campus Boulevard, localizado na Avenida Mendonça Furtado, onde o contrato do imóvel havia encerrado e a reitoria da Ufopa anunciou que haveria mudança do local para as dependências do Seminário São Pio X, localizado na Rodovia Santarém-Cuiabá (BR 163). Situação que deixou os acadêmicos revoltados, pois o local é distante e seria inviável. A reitoria da Ufopa decidiu renovar o aluguel por mais uma temporada e as aulas continuam no Campus Boulevard. Até quando ninguém sabe.
Mas o que está deixando a sociedade com a orelha em pé, está relacionado à obra do Restaurante Universitário, localizado na esquina da Rua 24 de Outubro com a Travessa Raimundo Fona, bairro do Salé, onde o recurso foi liberado e obra que deveria ser entregue em março deste ano, está parada. Muitos questionam: Onde está o dinheiro?
Em um vídeo encaminhado à nossa reportagem, o professor do Instituto de Ciência de Educação (ICED), Hugo Diniz, eleito pelos professores para representar a categoria no Conselho Superior de Administração (Consad) da Ufopa, fala o seguinte: “Nas reuniões realizadas do Consad solicitou informações sobre a possível mudança do prédio do Campus Boulevard, apesar do contrato ter vencido em abril deste ano, a gestão superior não possui uma posição sobre isso ainda e está providenciando uma prorrogação do contrato. Então, vamos continuar nesse clima de incerteza. De 2010 até agora já gastamos mais de R$ 30 milhões em aluguéis pela cidade e estamos alugando ainda mais para expandir a Ufopa para outros municípios. É muito importante entendermos que os recursos destinados aos aluguéis são diferentes dos recursos destinados a obras de infraestrutura. Já investimos de 2010 até agora, mais de R$ 85 milhões em obras, no entanto, entregamos apenas dois prédios. Este valor equivale a mais de 14 restaurantes universitários como o nosso que foi licitado em 5 milhões e meio de reais, estava com previsão de entrega para março de 2017, mas as obras estão paradas no momento”, disse o professor Hugo Diniz.

Fonte: RG 15/O Impacto