A imagem pode conter: 1 pessoaUsando a tribuna do Poder Legislativo Municipal de Santarém , o vereador líder do PPS, DAYAN SERIQUE, falou sobre a problemática da segurança, a qual afligem não apenas Santarém, mas outras comunidades e municípios interioranos. Disse que estão tendo ao longo desses dias muitos registros, para exemplificar, falou do ocorrido em Alter do Chão, fazendo referência ao assalto a uma turista argentina, violentada e que sofreu tentativa de estupro no caminho da Serra Piroca, no dia 02/09. Considerou que o fato poderia ter acontecido em qualquer lugar, mas, a falta de segurança, infelizmente, permitiu que fosse em Alter do Chão. “Hoje, temos que ter a consciência de que fazíamos coisas em que atualmente as condições da cidade não permitem mais que possa ser feito” disse o popular socialista, e, lembrou que em tempos passados era possível ficar nas frentes de suas casas com celular e/ou notbooks. Agora, não se pode mais, porque sempre há alguém na espreita. Ainda de acordo com o parlamentar, precisa-se ter cuidado. Diante de episódios de violência, também, esperasse que a população possa contribuir com as informações necessárias para a polícia, pois o policiamento de Santarém tem condições de atuar com alta resolutividade nos casos, poucos são os casos que eles não conseguem resolver. Destacou que mais uma vez, a atuação da polícia, a partir da colaboração do setor de inteligência e da comunidade darão um retorno satisfatório a população.
No segundo momento, o Vereador Dayan Serique, informou sobre a apresentação de um projeto de indicação, no sentindo de flexibilizar as paradas dos ônibus, especialmente, no período noturno, onde os estudantes, às vezes, se obrigam a descer em paradas recuadas, ou seja, em outros quarteirões de suas residências, para que possam garantir sua própria segurança.
Ao continuar, o segundo vice-presidente da Casa, ainda tratando de segurança, falou da ronda escolar, a qual vem sofrendo ao longo dos últimos meses uma deficiência no quesito suporte e apoio por parte do Comando do 3º BPM. Na oportunidade, Dayan Serique, disse “estou aqui para falar da importância da Ronda no apoio às escolas. Isso, está diminuindo os riscos de violência, e deixando as escolas satisfeitas com o trabalho de combate ao enfrentamento a violência. Então, vim apelar ao Comando do 3º BPM, para que continue dando o apoio necessário e devido para a Ronda Escolar. Afirmo, que é importante esse instrumento, essa modalidade, de policiamento; e os educandários precisam desse apoio”.
Para finalizar, Dayan Serique, destacou as palavras do Delegado Jardel Guimarães, quanto a necessidade urgente da implantação da Guarda Municipal Armada. Ele, considerou o fato de que as práticas de vandalismo que acontece na orla necessitam-se de enfrentamento, mas hoje não se tem uma guarda municipal nem armada e nem desarmada, o que é o pior. “Nós estamos fazendo nossa parte, cobrando do governo municipal que coloque isso em prática para que a gente possa dá uma satisfação à população, que tem cobrado, e cada dia tem ficado mais séria e agressiva a postura dos vândalos na orla municipal, e com a Guarda, isso seria amenizado”.
(FONTE: ASCOM do Ver. Dayan Serique / PPS)