Zoológico da UNAMA devolverá animais silvestres para o meio ambiente

terça-feira, novembro 07, 2017 0 Comments

Cinco jaguatiricas e dois gaviões reais que foram resgatados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e levados para o ZOOUNAMA no ano de 2007 serão reintegrados à natureza. Após 10 anos de recuperação, os animais estão prontos para serem transferidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Porto Alegre, com viagem marcada para esta terça-feira (7). O zoológico é mantido pela Faculdade da Amazônia – UNAMA, única instituição de ensino superior particular a manter uma estrutura do tipo no Brasil.
De acordo com a médica veterinária Ianny Posiadlo, alguns animais chegaram filhotes e receberam todo tratamento adequado para a situação. “Foi realizado todo o processo de reabilitação no espaço especial que chamamos de quarentena. Nesse tempo, balanceamos a alimentação, fizemos exames e todo o acompanhamento nutricional necessário”, afirmou. A transferência foi solicitada pelo Ibama do Pará e do Rio Grande do Sul. O voo sai às 2h, com o transporte feito através de uma parceria firmada com a companhia Gol Linhas Aéreas, responsável pelo translado dos bichos.
Em dezembro de 2016, 351 animais foram reintroduzidos ao habitat como espécimes aptos para a mata nativa após avaliação e procedimentos médicos da equipe técnica do ZOOUNAMA. Já em 2017, o número chega a 229 animais. Ao longo de seus nove anos, o zoológico tem desenvolvido trabalhos agregados à iniciação científica, reabilitação de animais e educação ambiental no município de Santarém e tem se destacado em toda região do Oeste do Pará como o único espaço que possui a excelência de trabalhar a recuperação de animais silvestres da região amazônica.

O ZOOUNAMA ocupa uma área de 147 hectares e tem em seu ambiente mais de 300 espécies identificadas entre aves, mamíferos e répteis. A entrada para o público acontece todos os dias de 08h às 17h. Na entrada é cobrado um valor simbólico de R$3. O zoológico está localizado na Rua Belo Horizonte, 10 – Matinha, Santarém – PA.

José colares

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.