segunda-feira, 5 de março de 2018

Secretária de Assistência Social acompanha presidente da OAB em doação de alimentos a projeto

Trezentos e noventa e seis quilos de alimentos foram doados pela Ordem dos Advogados do Brasil Sub/Seção Santarém para o Centro de Testagens Anônimas (CTA), que repassará ao Projeto Vertical. O presidente da OAB, Ubirajara Bentes Filho, contou que a arrecadação foi realizada em dois cursos, pois a instituição está realizando a capacitação profissional e ministrou os cursos de Perícias Criminais e Caravana Digital e, ao invés de cobrar a inscrição, ela solicitou a doação desses alimentos para serem doados a instituições públicas, particulares, e outras instituições.

As doações foram deixadas no espaço lúdico do projeto no CTA que recebe as crianças portadoras do vírus HIV durante assistência multiprofissional especializada. A preparação do espaço também foi uma parceria da OAB com outras instituições que são padrinhos do Projeto Vertical. "Para nós é uma honra estar nesse momento na presença da coordenadora Jaqueline Costa da Caixa de Assistência da OAB e também da secretária de Assistência Social, Celsa Brito, entregando para a coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, essa doação para as famílias carentes que têm seus filhos portadores do vírus HIV, para que possamos tentar amenizar essa dor que eles passam", declarou Ubirajara.

Ana Lúcia Ferreira, coordenadora do CTA, lembrou que o projeto iniciou com a necessidade de uma criança que estava muito debilitada, muito magra e passava por necessidades com sua família, o CTA buscou parceria com a Organização da Sociedade Cívil - Grupo Homossexual de Santarém (OSC GHS), para ajudar essa família e hoje essa criança estuda, recuperou o peso, já tem 10 anos e vive muito bem.

Foi então que surgiu a ideia do Projeto Vertical da OSC GHS, criado em 9 de outubro de 2016, cujo objetivo foi implentar alimentação, higienização e cuidados das crianças vivendo com HIV ou expostas ao vírus.

O CTA atende mais de 100 crianças e adolescentes da região oeste do Pará que são acompanhados, junto às famílias, que irão receber essas doações nas rotinas após avaliação da assistente social Selma Almeida. Ana Lúcia também agradeceu a presença da secretária Celsa Brito ao conhecer o centro. " É muito gratificante essa parceria de mais de um ano com a OAB que está sempre nos ajudando, e também a parceria de outras pessoas e instituições, o nosso atendimento vai além do trabalho aqui na sede, o CTA acompanha essas famílias com apoio psicossocial, desenvolvemos um programa para tentar quebrar o estigma do preconceito muito forte da sociedade e até do próprio portador do vírus, ressaltou Ana Lúcia.

"Receber o convite da OAB pelo Dr. Ubirajara para poder receber essa doação para o CTA e o Projeto Vertical foi uma grande oportunidade de presenciar a importância da doação, da ajuda ao próximo e, nesse caso, as crianças e famílias atendidas pelo Centro que desenvolve um atendimento humanitário, parabenizo também o projeto que vai além do CTA apoiando os portadores, a OAB por essa brilhante parceria, o trabalho desenvolvido pelo CTA por sua coordenação, desejo que esse gesto de doação possa crescer ainda mais, que possamos nos engajar ajudando a quem precisa sempre", declarou a secretária Celsa Brito.
Geisa de Oliveira Agência Santarém