sexta-feira, 14 de setembro de 2018

AMBULÂNCIA QUE NÃO CHEGA



É grande o número de reclamações que têm chegado à mesa deste colunista, em relação a dificuldades de atendimento pelas ambulâncias do Samu. Quem precisa do serviço essencial, que apesar de contar com equipes de profissionais qualificados, tem ouvido, ‘infelizmente não temos ambulâncias disponíveis’. De acordo com relatos, atualmente o município conta apenas com duas ambulâncias, para atender uma população de 300 mil habitantes. Assim não tem combate!

A situação poderia estar pior, se não fosse os atendimentos realizados pela equipe de socorrista do Corpo de Bombeiros. As ambulâncias sem manutenção, estão virando sucatas. Alô secretária de Saúde, a senhora tem que tomar providências, e dar melhores condições de trabalho para sua equipe do Samu, que honram suas atividades com dedicação, e ficam apreensivos pelos atendimentos que não conseguem realizar.

Experiências bem-sucedidas em vários municípios do país, a utilização de motocicletas por socorristas do Samu, tem sua eficácia, uma vez que o deslocamento é mais rápido, agilizando os procedimentos de primeiros socorros. Uma moto-ambulância, pode ser equipada até mesmo com ventilador automático (em caso de precisar ressuscitar o paciente), além de medicamentos e material para imobilização; assim habilitada a atender acidentes leves até os de alta complexidade. Ressaltando que o papel da moto-ambulância é auxiliar, na prestação de serviço emergencial, com posterior chegada de uma ambulância que fará a remoção da vítima para unidade hospitalar. Fica a dica para a secretária municipal de saúde!