terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Projeto de requalificação da área central de Santarém custará em torno de R$ 1 milhão

O projeto de requalificação da área do centro comercial de Santarém consiste em resgatar os desenhos originais das Praças Rodrigues dos Santos, Monsenhor José Gregório (Praça da Matriz) e Praça do Pescador; qualificar os ambulantes em espaços estruturados e resgatar e devolver a comunidade três importantes espaços públicos para fomentar a atividade comercial e turística.
“Nessa segunda reunião, nós já tivemos a apresentação do projeto da requalificação do Belo Centro envolvendo as três praças já com piso. Nós pedimos para acrescentar, também, iluminação e drenagem. Tudo vai ficar em torno de R$ 1 milhão e nós iremos contactar algum deputado federal da nossa bancada em Brasília para que a gente consiga ter esse apoio e realizar esse projeto”, destacou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, lembrando que as intervenções da Prefeitura passarão, também, pelo Belo Centro.
Durante a apresentação do projeto, o vice-diretor de patrimônio da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), Rodrigo Branco, informou que foram definidas prioridades.
“Essa segunda reunião foi muito importante, porque pela primeira vez tivemos mais ou menos a dimensão dos custos envolvidos e com isso nós começamos a dar prioridade nos investimentos que são possíveis trazer ainda pra esse ano para requalificação da parte central. Nós elegemos aqui nessa reunião que daremos prioridade na requalificação da pavimentação, drenagem e iluminação do Belo Centro e um novo desenho juntamente com a padronização do piso das praças. Ficamos desta forma com um projeto que já vai entregar um espaço público qualificado de uma forma muito mais prática à sociedade e muito mais próximo do tempo que a gente possa alcançar. Em um segundo momento iremos abordar a questão das estruturas para receber os ambulantes, porque na reunião de hoje surgiram outras possibilidades de terrenos que fazem parte do patrimônio da Prefeitura. Desta forma nós iremos prosseguir com o projeto com base nos custos e prioridades, uma delas é retornar o espaço público qualificado à sociedade”, explica Rodrigo Branco.
Da reunião participaram, também, os secretários Ruy Corrêa (Semdec) e Daniel Simões (Seminfra), o presidente da Aces, Roberto Branco, a chefe de Divisão da Semdec e presidente do Conselho da Mulher Empresária, Rosemary Fonseca, e o superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno Júnior.
Fonte: RG 15/O Impacto e Samuel Alvarenga/Agência Santarém