quinta-feira, 14 de março de 2019

Mais de 50 casos de meningite são confirmados no Pará


De 1º de janeiro a 9 de março deste ano foram registrados 216 suspeitos de meningite em todo o Pará. Desse total, 52 casos, o equivalente a 24%, foram confirmados. A informação foi divulgada na terça-feira (12) pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Segundo a chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sespa, Martha Brasil da Nóbrega, o quantitativo não caracteriza surto da doença. “Esses casos não se caracterizam como surto porque são tipos diferentes de meningite, ou seja, doenças diferentes. Além disso, os pacientes e os locais onde os casos foram registrados não possuem relação entre si”, explica.
Dos 52 casos informados pela Secretaria, sete levaram à morte do paciente, sendo cinco por meningite por outras bactérias, um por meningite pneumocócica e um por meningite viral.
Dos casos confirmados, 11 foram classificados como doença meningocócica, o que corresponde a 21,15% do total de casos confirmados pela forma mais grave da doença. Os demais 41 casos foram confirmados para outros tipos de meningite: 17 para meningite bacteriana, 12 para meningite não especificada, nove de meningite viral e três de meningites por outras etiologias.