segunda-feira, 11 de março de 2019

Reunião entre Prefeitura e parceiros põe em pauta implantação de Microssistemas na região de Várzea

Secretário de Agricultura e Pesca, BRUNO COSTA em ação...
Conduzir bem o Município é estar atento a cada necessidade, a cada demanda, da população. E quando se fala em recursos hídricos, a preocupação da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), aumenta ainda mais.
Nesta sexta-feira (8), o secretário da Semap Bruno Costa representando o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, esteve nas comunidades Pixuna e Santa Maria do Tapará reunindo com parceiros: Instituto Amazônico de Manejo Sustentável dos Recursos Ambientais (IARA), Colônia de Pescadores Z-20 e Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema), além de moradores das comunidades. O objetivo foi tratar sobre a implantação de Microssistemas de Água na comunidade Pixuna do Tapará. Nos próximos dias a comunidade receberá o projeto que prevê construções de um Sistema Pluvial Multiuso Comunitário para implantação de redes de abastecimento de água que atendam famílias isoladas.
"Esse tipo de parceria fortalece as políticas públicas com o compromisso de levar água de qualidade para as comunidades. Nos sentimos felizes e realizados com essas parcerias que o prefeito Nélio Aguiar tem firmado junto a ONGs, empresas privadas e públicas no intuito de promover o bem-estar social", destacou o secretário da Semap Bruno Costa.
O programa é desenvolvido através da chamada pública do Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional 'Cisterna' de apoio a captação de água da chuva e outras tecnologias sociais de acesso a água é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria em Santarém e executado pela Sapopema em parceria com a Prefeitura por meio da Semap.
"Esse projeto é de extrema importância para nós moradores da região de Várzea, porque somos comunidades isoladas. Ficamos felizes com a contemplação do microssistema, pois sabemos que é uma água pura e de qualidade", ponderou o presidente da comunidade Pixuna do Tapará, Alciney Rodrigues
Luan Rodrigues Agência Santarém