terça-feira, 30 de abril de 2019

Em Santarém, Dia Mundial da Dança tem comemoração especial na Praça do Pescador


O Dia Mundial da Dança é comemorado em 29 de abril, mas os grupos de dança de Santarém se reuniram em um grande show na Praça do Pescador, na noite de sábado (27) para homenagear a data. O evento organizado pelo Grupo Bailado de Carimbó teve o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).
O Dia Mundial da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Naçoes Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A data foi escolhida em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), que foi mestre do balé francês.
Secretário de Turismo Diego Pinho e grupoO secretário municipal de Turismo, Diego Pinho, qualificou o evento como importante para demonstrar o talento que a juventude santarena possui, para os frequentadores da Orla da Cidade. "Temos muitos talentos em Santarém que precisam de oportunidades para demonstrar a sua potencialidade, e com esse evento aqui na Praça do Pescador, um dos nossos pontos turísticos urbanos, onde temos um público bastante diversificado e espontâneo, temos a possibilidade de mostrar o talento na área da dança que os nossos jovens, com a programação para homenagear o dia Mundial da Dança", destacou.
Para o coordenador do Evento, Nielson Lopes, quem trabalha com dança, sabe que o movimento, seja de qualquer estilo de dança, sempre tem muita dificuldade de manter um grupo, ou mesmo manter um trabalho, pois têm muitos custos e fazer um evento como esse é mais difícil ainda. O Grupo Bailado de Carimbó com apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Santarém realiza este evento comemorativo ao Dia Mundial da Dança, reuniu 11 grupos de diversas categorias de dança, mostrando o grande potencial que temos em nossa Santarém.
Andréia Cristina Silva Picanço, administradora e mãe de dançarina do grupo de dança Revolution, falou que o evento é uma oportunidade dos grupos mostrarem o resultado de um trabalho que é desenvolvido durante o ano e que a dança é importante para o aprimoramento de habilidades. "O movimento de dança em Santarém é uma boa opção para dar uma ocupação a mais na vida dos nossos adolescente e jovens, esse evento é muito importante, pois eles sempre procuram espaços e eventos para mostrar o seu talento e seu trabalho. Com a dança minha filha pode conviver com outras pessoas, tem a possibilidade de desenvolver habilidades e sobretudo", afirmou.
Participaram do evento os grupos: Loyal Dance Crew, Rup Dance Crew, Grupo Cultural Eirapuã, Kamilly Rego, Dança Flamenca, Star Dance Company, CDC Santarém, Classe A – Companhia de Dança e itens do Boi Bumbá Tapajós, Bailado de Carimbó e show da Banda El Puxirum.Grupo de Dança e ao Fundo os casarões históricos da Praça do Pescador
Tadeu Pinho Agência Santarém