terça-feira, 16 de abril de 2019

Vacinação contra a gripe tem baixa procura entre grávidas e crianças em Santarém

“Ainda está sendo baixa a procura pela vacina entre as grávidas e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade”. A avaliação é da responsável pela imunização contra a influenza H1N1 em Santarém, Edna Gadelha, sobre esta primeira semana de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), conseguiu antecipar em dois dias a campanha no município, iniciando a vacinação no dia 8 de abril, um pouco antes da campanha nacional, marcada para iniciar no dia 10 de abril. Nessa primeira semana, até esta manhã, 1.656 pessoas do grupo prioritário já haviam sido vacinadas.
Fazem parte do grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas), pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, população indígena, portadores de doenças crônicas (diabetes, asma, artrite reumatoide, etc.), indivíduos imunossuprimidos (pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia, portadores do HIV), portadores de trissomias (síndromes de Down e de Klinefelter), pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas.