segunda-feira, 3 de junho de 2019

Implantação de hortas em escolas estimula alimentação saudável e beneficia alunos do município

Na oportunidade, à equipe técnica do Niprof realizou a plantação de mudas de hortaliças, como: Couve, Alface Roxo, Cebolinha, Coentro, Chicória, Quiabo e Tomate. As duas escolas ganharam também mudas de plantas medicinal, para prestar socorro em caso de emergência, tais como: Boldo, Marupazinho, Erva-Cidreira, Japona Rocha, Folha Grossa, Melhoral, Glicose, Cumaruzinho, Crajiru, Sara Tudo e Meracilina. O município entregou também a cada direção um Kit para ajudar na manutenção das hortas.
O projeto teve seu início em meados de 2018 com a implantação das estruturas físicas (canteiros), contemplando 19 escolas municipais em diversas regiões, além de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei). Neste segundo momento o projeto prevê a plantação de hortaliças. O serviço prossegue em outros educandários com a plantação de legumes nas Escolas Padre Manuel Albuquerque (Prainha), Irmã Leodgard Gausepohl (Uruará), César Simões Ramalheiros (Área Verde) e João Batista Mileo (Urumari).
Para o coordenador do Niprof, Eliseu Ramos, o projeto deverá melhorar a qualidade da alimentação dos alunos, com benefícios também para a comunidade local. “Queremos contribuir para uma geração de crianças e adolescentes mais bem alimentados, conhecedores dos alimentos saudáveis e adequados para sua vida. Esse Projeto torna-se importante porque lançamos a atividade horta escolar como laboratório vivo. A ideia é que os alunos expandam essa atividade em casa”.
A iniciativa trabalha em três eixos principais: o ambiental, o gastronômico e o pedagógico. O objetivo é implantar hortas em todas as unidades educacionais da rede municipal para que as crianças tenham contato com o tema dentro da sala de aula e aprendam, na prática, sobre alimentação saudável, preservação ambiental e valores como organização, responsabilidade, e respeito à natureza.
Segundo a diretora Elineth Pimentel da Escola Hilda Mota, além de contribuir diretamente com as práticas pedagógicas da escola, a Horta Escolar servirá de experimento e objeto de estudo para os alunos que terão a oportunidade de participar de todo o processo de plantio das hortaliças. “Entre as vantagens de possuir uma horta na escola, está a produção e consumo de alimentos naturais, além de atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica e influência nas escolhas alimentares das crianças. diretamente com as práticas pedagógicas da escola”, explicou.
Fonte: Agência Santarém