
Durante revista estrutural no último domingo (24) foi encontrado um túnel no Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura (CRASHM), em Santarém, região do Baixo Amazonas paraense. A escavação, que seria usada como rota de fuga pelos detentos, estava sendo construída do solário para a cela 3, do bloco 2.
Segundo o Comando de Operações Penitenciárias (COPE), cem internos passariam pelo túnel, fazendo um percurso que duraria aproximadamente duas horas.
Por medida de segurança, os internos das celas um e três foram remanejados para as celas quatro e seis. As celas um e três, onde o túnel chegaria, foram isoladas. A entrada, remanejamento e saída do pavilhão com apoio do Comando de Operações Penitenciárias (COPE(, foi realizado em cerca de 20 minutos.
A Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI) e Administração Penitenciária (DAP) foram acionadas. Obras estruturais foram realizadas na noite do domingo e o túnel já foi fechado. Os internos das celas onde chegariam o túnel responderão Procedimento Disciplinar Penitenciário (PDP).