segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Çairé 2019: Blitz orienta motoristas sobre a importância da segurança no trânsito e práticas ambientais responsáveis

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), através da Divisão de Educação para o Trânsito, e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM) realizou neste sábado (21) ações voltadas aos condutores de veículos que estavam se dirigindo a Alter do Chão, para participar do Çairé 2019, pela Rodovia Everaldo Martins (PA 457), na comunidade Caranazal, em frente à escola Dorothy Stang.
Durante a ação, foram distribuídos panfletos e os motoristas receberam, também, orientações relativas às campanhas educacionais. Dentre os temas abordados na blitz se destacavam o da SMT "Se beber não dirija, porque a ressaca passa, mas as consequências não" e o da Semma “Por uma pérola de encantos e de sossego. Menos som. Mais respeito!”. A primeira é voltada à prevenção ao consumo de álcool por motoristas, já que em festividades, como o Çairé, o consumo de álcool costuma ser elevado e portanto aqueles que dirigirão não devem consumi-lo para evitar acidentes. Já a segunda, tem a intenção de conscientizar sobre a poluição sonora, uma vez que carros e aparelhagens de som são muito comuns nesses grandes eventos e é necessário que os donos destes equipamentos estejam cientes do volume de som permitido por lei.
Para o chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Marcelo Santos, a intervenção cumpriu seu papel de conscientizar os motoristas. “Foi uma excelente ação, as secretarias trabalharam em conjunto, cada uma com sua abordagem, levando o condutor a boas práticas no trânsito. Nós abordamos mais de 200 carros durante a blitz e os motoristas receberam de forma positiva as intervenções, tenho certeza que conseguimos deixar nossas mensagens a eles, “Se beber não dirija” e “Menos som. Mais respeito!”, ressaltou.
A blitz faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito e conta com a participação do Detran, Polícia Militar e empresas parceiras, além da Semma e da SMT.
A Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente no mês de setembro, desde que foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. 
Masih Saldanha Agência Santarém