segunda-feira, 9 de setembro de 2019

EFICIÊNCIA NA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Santarém tem uma super secretária à frente da Assistência Social. O trabalho de dona Celsa Brito e de sua equipe técnica está rendendo bons frutos ao município. Podemos enumerar alguns feitos. Celsa retomou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto ao Governo Federal – o Programa estava desativado desde 2016. A secretária já captou R$ 1,9 milhão e beneficiou mais de 28 mil famílias em Santarém, que também foi o primeiro município do Pará a apresentar proposta de participação ao Governo Federal e o primeiro a realizar a adesão com execução satisfatória.
Sob o comando de dona Celsa Brito Secretaria de Trabalho e Assistência social (Semtras) faz um excelente trabalho. A Proteção Social Básica (PSB), que administra os oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI), apontou um crescimento de 52% em sua cobertura nos atendimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 2017, foram atendidas 77.819 famílias. Em 2018, o número aumentou para 161.683 famílias.
Na Proteção Social Especial sob o comando de dona Celsa, o número de atendimentos dentro do Programa de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) aumentou em 156% (Cento e Cinquenta e Seis por Cento), passando de 2.664, em 2017, para 4.153 atendimentos, no ano de 2018. O PAEFI é um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações, por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais. A Semtras está no caminho certo.