quinta-feira, 26 de setembro de 2019

VI Festival da Macaxeira acontece neste fim de semana no Tipizal

O cultivo da macaxeira é uma das principais fontes de renda de agricultores do Tipizal.A comunidade Tipizal, localizada à 25 km de Santarém, no oeste do Pará, às margens da PA-370, promoverá neste fim de semana, 27 e 28 de setembro, o VI Festival da Macaxeira. O festival valoriza a produção familiar com destaque ao produto, contribui com a renda das famílias e  estimula o cultivo da macaxeira na comunidade. A estimativa dos organizadores é que pelo menos 5 mil pessoas passem pelo local nos dois dias de programação.
O evento é uma iniciativa da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Tipizal (AMPROPIZAL) em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e Empresa de Asssistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
A abertura do festival será na sexta (27), com a bênção religiosa, seguida de sorteio de bingo e música ao vivo com Banda Conexão. No sábado (28), haverá venda de iguarias regionais, apresentação da miss do festival, leilão, bingo grátis, torneio de futebol, além da festa dançante com as bandas Fabrício do Acordeon e Denis Silva. 
O destaque do festival será a disputa de quem apresentar o maior tronco de macaxeira, sendo que o campeão ganhará um prêmio, bem como a venda de comidas derivadas da macaxeira, feitas pelos próprios moradores. 
O cultivo da macaxeira é uma das principais fontes de renda de agricultores do Tipizal. Além dos derivados da macaxeira, também serão comercializados outros itens típicos da gastronomia paraense: vatapá, galinha caipira, pato no tucupi e tacacá farão parte do cardápio. O Festival beneficia diretamente cerca de 300 famílias que expõem e vendem seus produtos durante o evento.