sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Amazônia é destaque no Festival de Cinema de Alter do Chão

Programação conta com a exposição de materiais recicláveis, produzidos pelos membros da Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan)  

"Reflexões sobre a construção narrativa e estética dos filmes amazônicos" foi um dos temas debatidos. Foto-Júlio César Antunes
“Reflexões sobre a construção narrativa e estética dos filmes amazônicos” foi um dos temas debatidos na manhã desta quinta-feira (24), quarto dia do Festival de Cinema de Alter do Chão. O encontro, realizado no Lago dos Botos, contou com a participação da secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela, que também esteve prestigiando a exposição da Cooperativa de Reciclagem de Santarém  (Coopresan).
A professora do Bacharelado de Cinema e Audiovisual da UFPA, Jorane Castro, apresentou detalhes de sua produção na região. Para ela, é sempre desafiador criar filme na Amazônia, especialmente pelas dificuldades de captação de recursos.
Jorane Castro, docente do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA: "é entretenimento, mas também é reflexão". Foto-Júlio César Antunes
“Esse é um momento de pensar, o que precisamos fazer, quais as perspectivas. O cinema é uma arma poderosa. É entretenimento, mas também é reflexão”, destacou a docente.
“É preciso falar da Amazônia em todos seus aspectos históricos, mas, fundamentalmente da sua perpetuação, a preservação e os cuidados com os recursos naturais e os povos que vivem aqui”, pontuou a secretária Vânia Portela.
Num dos estandes, a Coopresan realiza exposição dos trabalhos. São expostos artesanatos, peças para jardim produzidos a partir de pneus. Além disso, são colocados à mostra sacolas e conduítes, resultado do processo de reciclagem da cooperativa.
Coopresan realiza exposição dos trabalhos. Foto-Júlio César Antunes
“Aqui, estamos levando um pouco das nossas ações. Todo o processo de reciclagem que desenvolvemos no Aterro do Perema acaba virando produtos que já estão sendo comercializados no mercado local”, informou a representante da Coopresan, Márcia Santos.
O Festival de Cinema iniciou na segunda-feira (21) e segue até o domingo com ampla programação

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Júlio César Antunes Agência Santarém