sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Compostagem é alternativa para transformar lixo orgânico em Horta Escolar


Além de ensinar os alunos e professores sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos, o curso busca despertar a consciência ambiental. A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), vem incentivando escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) a transformar os resíduos orgânicos que são jogados no lixo em decomposição gerando adubo para hortas escolares. Nesta semana, uma equipe da Semap ministrou um curso de compostagem no Cemei Antônia Corrêa de Sousa para incentivar que o adubo seja produzido no próprio local e utilizado na horta orgânica do Centro. 
A horta escolar é um projeto desenvolvido na Cemei em parceria com a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (COOPAFS)  que visa estimular a alimentação saudável para as crianças atendidas na instituição.
Leia também:
De acordo com a coordenadora do educandário Geones Marques, usar os resíduos orgânicos oriundos da cozinha e da jardinagem para criação de compostagem é importante para despertar nos alunos a consciência ambiental. “Queremos aproveitar toda a matéria orgânica que é gerada na escola para produção do composto e, futuramente, trabalhar a horta com os próprios alunos e dar suporte à cozinha da própria escola. A ideia é identificar na cozinha qual material que precisam, se mais legumes ou temperos, e, a partir daí, dar um direcionamento total para a necessidade da escola”, disse.
Para ela, o curso possibilitará novas técnicas que ajudarão bastante no prosseguimento da horta escolar. “Temos um projeto de horta na escola e esse conhecimento técnico vem ao encontro das atividades que fazemos. Meus alunos gostam muito dessa vivência prática, de obter o conhecimento ao lidar com a terra e são multiplicadores em casa”, destaca.
Segundo o técnico da Semap Flávio Nascimento, que ministrou o curso, além de ensinar os alunos e professores sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos, o curso busca despertar a consciência ambiental. “O objetivo do curso é formar uma comunidade de aprendizagem que têm o mesmo interesse, aprendem juntas e trocam experiências. A proposta é que os frutos do projeto sejam colhidos por toda a comunidade escolar”, comentou.
Compostagem
A compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo (composto) gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.
A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade. A compostagem é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Luan Rodrigues Agência Santarém