quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Diocese de Santarém é elevada à Arquidiocese pelo Papa Francisco.


Dom Irineu Roman é nomeado primeiro arcebispo de Santarém — Foto: Diocese de Santarém/ReproduçãoDurante um encontro, foi anunciado nesta quarta-feira (6) o nome do primeiro arcebispo de Santarém, no oeste do Pará. O Papa Francisco criou a Província Eclesiástica de Santarém elevando a Diocese à categoria de Arquidiocese, sendo nomeado como primeiro arcebispo, Dom Irineu Roman, CSJ, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.
Assim, o Pará se torna o primeiro estado da Região Norte com duas arquidioceses. Santarém estava vacante (período em que a Sede episcopal de uma Igreja está sem ocupante) desde 2018, quando dom Flávio Giovenale tomou posse como bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre.

Posse

Dom Irineu deve tomar posse como Arcebispo de Santarém no dia 2 de fevereiro de 2020, em cerimônia na Igreja São Francisco de Assis, do bairro Caranazal, às 9h. A celebração contará com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giovanni D'aniello, de bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de outros regionais.
Até o dia da posse, padre Odirley Maia continua como administrador diocesano.