sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Praias santarenas permanecem próprias e excelentes para banho

"Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara, Maracanã e Alter do Chão - áreas com intenso fluxo de banhistas na cidade - passam pelos estudos"


Pesquisas apontam permanência das praias santarenas como ″PRÓPRIAS/EXCELENTES″. Foto: Júlio César Antunes.Já está disponível no Portal da Prefeitura de Santarém o 9º Boletim de Monitoramento da Balneabilidade das Praias da orla fluvial direita do Rio Tapajós no município de Santarém-PA. As pesquisas apontam a permanência das praias santarenas como “PRÓPRIAS/EXCELENTES” para banho.
Os testes são referentes à etapa de coletas realizada em setembro deste ano, sendo acompanhados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e executados pela Conágua Ambiental.
“Considerando e parâmetro microbiológico mais restritivo – Escherichia coli, pode-se concluir que todos os pontos de amostragem apresentaram condições de qualidade na categoria PRÓPRIA/EXCELENTE. E para o parâmetro microbiológico menos restritivo - Coliformes termotolerantes, foi observado o mesmo cenário, classificados como água PRÓPRIA/EXCELENTE para balneabilidade”, atesta o relatório.Estudos são referentes a etapa de coletas realizadas em setembro deste ano. Foto: Júlio César Antunes.
Em relação às condições dos aspectos físicos e estéticos dispostos pela Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, todos os pontos também apresentaram condições “PRÓPRIAS/EXCELENTES”.
As praias que passam pelos estudos são as consideradas com o maior fluxo de banhistas na cidade, sendo a Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara e Maracanã. Além disso, Alter do Chão onde são feitos seis locais de coletas: Praia do Centro de Atendimento ao Turista (C.A.T.); Canal principal do Rio Tapajós; Praia do Cajueiro; Escadaria da Orla de Alter do Chão; parte final da Orla de Alter do Chão; Ilha do Amor e Igarapé do Macaco. Assim, foram monitorados onze pontos ao longo da orla fluvial direita do Rio Tapajós.
As coletas são acompanhadas e vistoriadas por um técnico da Semma. Durante os procedimentos, as amostras microbiológicas foram recolhidas em sacos plásticos estéreis, armazenadas no gelo em caixas térmicas e levadas até um laboratório onde as análises são realizadas no mesmo dia.Testes são acompanhados pela Semma e a Conagua Ambiental faz execução. Foto: Júlio César Antunes.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Júlio César Antunes Agência Santarém