quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Prefeito Nélio Aguiar autoriza perfuração de poços em comunidades da zona rural

Prefeito Nélio Aguiar autoriza perfuração de poços em comunidades da zona rural
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, assinou na manhã desta terça-feira (3), Ordem de Serviço para perfuração de poços afins de abastecimento de água Potável que beneficiará as Comunidades: Santa Luzia e Arimum na Região do Arapiuns e Murui no Lago Grande. O ato aconteceu no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental de Santarém (Ciam) e contou com a presença do Vice-prefeito José Maria Tapajós, dos secretários de Agricultura e Pesca Bruno Costa, Saúde Dayane Lima, vereadores, entidades parceiras, representantes e lideranças comunitárias.
As obras iniciarão de imediato pela empresa ganhadora da licitação - Hidronorte Perfuração de Poços. O montante da ordem de serviço das três obras é de R$ 177.543,69 e a empresa vencedora terá 30 dias para concluí-las. Os recursos são provenientes do tesouro municipal.
Com a finalidade de levar água potável e de qualidade aos produtores rurais, a atual gestão municipal não tem medido esforços no sentido de intensificar a perfuração de poços afins de abastecimento de água na zona rural, uma ação que tem contribuído significativamente no aumento da produção e saneamento básico.
Prefeito destaca importância dos investimentos em Saneamento Básico
Investir em Saneamento Básico é evitar a proliferação de doenças. Os projetos justificam-se não somente no que se refere aos aspectos ambientais e de saneamento básico, mas também, e principalmente, na possibilidade de melhorias nas condições de saúde e nutrição de seus habitantes. Trata-se, portanto, de investimentos na área social da mais alta importância. Segundo o prefeito Nélio Aguiar, desde o início da gestão, há uma preocupação constante em garantir mais saúde e qualidade de vida à população, por meio de água potável.
ARIMUM - RESEX TAPAJÓS/ARAPIUNS
Esta localidade não possuía sistema de abastecimento de água para atender seus moradores. Atualmente os comunitários existentes se abastecem em sua maioria de água proveniente do rio Arapiuns. A população da comunidade sofre com a falta de água.
O empreendimento contempla a perfuração do poço de 80 metros de profundidade e um sistema de bombeamento.

Para o representante da Comunidade João Ednaldo, 53 anos, esta conquista celebrada entre o poder público e os moradores que tão logo será concretizada foi adquirida com muito esforço. “Só resta agradecer ao prefeito Nélio e ao vice José Maria Tapajós por olharem com carinho a nossa comunidade. Essa luta se arrastava por vários anos, passaram outros prefeitos e não obtivemos respostas.”, relata.
SANTA LUZIA - RESEX TAPAJÓS/ARAPIUNS
A Comunidade não possuía sistema de abastecimento de água para atender seus moradores. Hoje em dia, os comunitários existentes se abastecem em sua maioria de água superficial proveniente de rios e igarapés.
Nesta localidade, o empreendimento também contempla a perfuração do poço de 80 metros de profundidade e um sistema de bombeamento.
MURUI - PAE LAGO GRANDE
A ação nesta localidade é fruto de uma parceria entre o governo municipal e o Projeto Saúde e Alegria (PSA) que coordena a ação. Com a parceria, a Prefeitura ficou responsável pelos serviços de perfuração do poço com 100 metros de profundidade.
Esta comunidade localizada no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande também não possuía sistema de abastecimento de água. Os moradores da comunidade se abasteciam de poços rasos tipo cacimbas existente na localidade.
Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, a Prefeitura de Santarém tem investido recursos próprios na perfuração de poços e construção de novos microssistemas de abastecimento de água na zona rural do município, beneficiando diversas famílias com a resolução do problema da falta d’água e fomentando atividades agrícolas.
O titular da Semap, Bruno Costa, destacou a importância e o empenho da gestão em garantir qualidade de vida à população através da melhoria com água potável. "A gestão municipal está empenhada em melhorar cada vez mais a vida dos moradores que moram distante da área urbana, levando políticas públicas e dando condição digna para se viver", ponderou.
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Luan Rodrigues Agência Santarém