segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Prefeitura entrega máquina de carga viral ao Centro de Testagem e Aconselhamento

Os usuários de Santarém e região que precisam dos serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ganharam um aliado no tratamento de HIV, Hepatites Virais, com a entrega da máquina de carga viral na manhã deste sábado (07), pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que fará a detecção da quantidade de vírus presentes no organismo. O equipamento é fruto de doação do Governo do Estado do Pará ao Município.
“Mais um avanço, mais uma conquista para o SUS de Santarém, especificamente nessa política que o CTA desenvolve, para os pacientes que tem o vírus HIV, e das hepatites. Nós nos deparávamos com uma situação muito complicada, pois tínhamos que mandar esses exames para Belém que demorava quarenta a sessenta dias para ter o resultado e com esse equipamento, o tempo será de uma hora e trinta minutos para se obter o resultado, então os resultados sairão mais rápidos e isso vai ajudar muito, não só para o paciente, mas também para os médicos fazerem a análise para rever sua conduta médica, já que ele vai ter o exame de carga viral muito mais rápido, e vamos continuar trabalhando para trazer outros aparelhos que possam avançar nesses atendimentos” destacou o prefeito Nélio Aguiar sobre a importância da máquina para o tratamento dos pacientes do CTA.
Para a Secretária de Saúde, Dayane Lima, a parceria do município com o estado contribui para a melhoria da qualidade de vida dos assistidos pelo CTA. “Tínhamos uma dificuldade muito grande para fazer esses exames, principalmente pela distância e a partir de agora, faremos aqui mesmo em Santarém, graças a parceria do Governo do Estado do Pará que fez a doação do equipamento que dará mais qualidade de vida, aos pacientes atendidos pelo CTA. Estamos em constante busca para trazermos mais serviços especializados para a população de Santarém, e essa máquina de quantificação da carga viral é um dos exemplos”, frisou.
O vereador Chiquinho da Umes que participou da cerimônia de entrega falou que o equipamento vai auxiliar no acompanhamento principalmente das grávidas que são atendidas pelo Centro. “Santarém já precisava desse equipamento, uma vez que os resultados dos exames irão auxiliar na tomada de decisão, antes de qualquer procedimento, principalmente para aquelas grávidas que vão fazer seus partos e terão o diagnóstico em aproximadamente uma hora e meia. Isso veio para auxiliar tanto a equipe médica, quanto a equipe do CTA que vai poder proporcionar um resultado bem mais rápido para aqueles pacientes que realmente precisam”, ressaltou.
Santarém é referência para o acompanhamento e tratamento do vírus HIV e Hepatites virais e com a máquina de carga viral os pacientes da região também terão acesso aos serviços com resultados imediatos para a verificação o estádio da doença e a eficácia do tratamento.
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Tadeu Pinho Agência Santarém