sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Reforma da obstetrícia do Hospital Municipal começa nesta segunda-feira (20)

Nova obstetrícia do HMS garantirá mais conforto às mamães e seus bebês.Após o prefeito Nélio Aguiar ter assinado a Ordem de Serviço, a reforma da obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo começa nesta segunda-feira (20). De acordo com a direção da Unidade, para que a reforma inicie, medidas importantes foram tomadas: umas delas foi o esvaziamento de 16 leitos e o berçário, que é o local onde ficam os bebês prematuros. Esse espaço contempla metade da estrutura da obstetrícia. A equipe de engenharia da Unidade preparou outros cômodos, mantendo o número de leitos, para que as demandas no atendimento não sejam afetadas.
A reforma contemplará os quartos onde ficam os 42 leitos da obstetrícia, além da recepção, piso, forro e toda a instalação elétrica. O investimento é de R$ 638.047,45, com previsão de quatro meses para a conclusão da obra.
Segundo o diretor administrativo do HMS, Silvério Cardoso, a nova estrutura trará benefícios no acolhimento de mulheres grávidas e seus bebês. "A Prefeitura de Santarém não mediu esforços para que essa reforma ocorresse, trazendo mais conforto, humanização e qualidade no atendimento", observou.
Prefeito Nélio Aguiar, durante assinatura da OS: investimentos para melhorar a estrutura desta importante unidade de saúde. Foto-Mauro NayanO prefeito Nélio Aguiar informou que desde o início da gestão, o Hospital recebe investimentos para melhoria dos atendimentos. "Temos um plano de investimentos, que estamos cumprindo, baseado em nosso plano de governo registrado no cartório eleitoral. Fizemos a ampliação do centro cirúrgico, concluímos. Eram três salas e hoje são cinco salas todas equipadas. Na UTI, que nunca tinha passado por investimento, fizemos a substituição de praticamente todos os equipamentos deste serviço tão importante em nosso município. Implantamos o serviço de raio-x digital, um grande avanço na tecnologia de imagem. Está quase pronta a nova lavanderia e brevemente faremos a implantação do serviço de tomografia computadorizada, pois já compramos o tomógrafo e estamos na fase da formulação do contrato para o serviço de construção da sala do tomógrafo. Não paramos de investir em um só momento no nosso hospital”, destacou.
Fluxo de trabalho
Com o início da reforma, o berçário será transferido temporariamente para um quarto da clínica cirúrgica, que foi preparado estruturalmente para receber os bebês prematuros. O engenheiro clínico do Hospital, Alexandre Andrade, destaca as modificações realizadas para alocação do berçário provisório.
"As instalações de gases medicinais estão em perfeitas condições de uso, bem como oxigênio. Fizemos também adequações elétricas e hidro sanitárias para dar fluxo adequado ao berçário provisório", explicou.
Silvério Cardoso esclarece que após concluída a primeira fase da reforma, os pacientes vão retornar do espaço provisório aos leitos revitalizados. Já as grávidas, que estarão nos quartos que serão reformados, passarão a ocupar o espaço provisório.
A equipe de enfermagem está sendo capacitada para que se elimine qualquer tipo de transtorno que possa surgir. As supervisoras da obstetrícia, as enfermeiras Rubiídia Lima e Alzerina Sarmento, reorganizaram o fluxo de atendimento.
"A equipe de enfermagem aumentou para que fosse possível dividir em dois grupos. Um ficará na parte que não estará em obra e outra equipe ficará no espaço provisório. Com essa organização manteremos a qualidade na assistência às gestantes", informou Alzenira.
Hospital referência
O HMS é referência em obstetrícia em todo o oeste do Pará. Em 2019, foram realizados 11.478 atendimentos para pacientes com os mais diversos sintomas, entre eles: partos, consultas e infecções.
Nos últimos três meses foram 4.184 atendimentos. Especificamente para o procedimento de parto, foram realizados 3.380 acolhimentos no ano passado, sendo 2.043 normais e 1.337 cesáreas. Nos últimos três meses, 583 mulheres deram à luz de forma natural e 329 precisaram passar por procedimento cirúrgico.
Ainda em 2019, o setor recebeu 892 pacientes de outros municípios. Nos últimos três meses, foram 337 grávidas de cidades vizinhas de Santarém atendidas na unidade. Os municípios que mais enviaram gestantes foram Mojuí dos Campos, com 460; Belterra, com 165; Monte Alegre, que transferiu 46; Aveiro e Itaituba, com 29 e 28, respectivamente.
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Natashia Santana Agência Santarém