quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Prefeitura intensifica recuperação de ramais na zona rural em período chuvoso

Neste período de inverno amazônico, a zona rural é a região que mais sofre com a intensidade das chuvas. As estradas vicinais que ligam as comunidades rurais, geralmente são castigadas, principalmente onde o solo é barro o que potencializa a erosão. Para evitar problemas no deslocamento de pessoas e transporte de produtos, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), tem deslocado equipes para realizar serviços nos pontos mais críticos.
Atualmente, três frentes de trabalhos beneficiam as regiões da Rodovia Santarém-Curuá-Una e Lago Grande. As ações proporcionarão melhor trafegabilidade aos comunitários, bem como escoamento da produção.
Na região da Curuá-Una, as frentes executam serviços na comunidade Bom Jardim. No local, a equipe da Semap realiza a recuperação e manutenção da ladeira - trecho que segundo os moradores merece mais atenção. Outra frente de serviço atua na vicinal que interliga Santa Rosa. Já no Lago Grande as beneficiadas são: Bom Jardim, Boa Esperança, Membeca e Vila Goreti.
A Prefeitura reforça o compromisso de resolver os transtornos, que são inevitáveis nesse período do ano, devido às fortes e frequentes chuvas que caem no município. Apesar das dificuldades, o governo tem avançado na realização de ações de infraestrutura nas comunidades rurais, levando a maior estrutura para a população que mais precisa.
Diante disso, o propósito da Prefeitura de Santarém é oferecer aos produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas do interior, mais segurança e conforto para o tráfego. Além disso, a importância econômica, social e ambiental de estradas em boas condições também faz parte do planejamento da Prefeitura. Tendo em vista, que as vias rurais são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e consequente o abastecimento na zona urbana.
“A Prefeitura de Santarém não mede esforços para atender da melhor maneira possível todas as comunidades da zona rural fazendo com que os problemas sejam solucionados o mais rápido possível. A pedido do nosso prefeito Nélio Aguiar, atuamos fortemente, buscando valorizar os agricultores que são responsáveis por incentivar e movimentar a economia do município através da comercialização dos seus produtos", destacou o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.
Assessoria da SEMAP