terça-feira, 26 de maio de 2020

Bocão - O Impacto

SEFA BELÉM
É digno de elogio o diretor de arrecadação e informação da SEFA Belém, o Dr. Paulo Rodrigues Veras, pelo brilhante trabalho que vem realizando com celeridade, atenção e responsabilidade. Devemos reconhecer o esforço do Diretor Paulo Veras, servidor honesto, sério, ético, dedicado e cumpridor de suas funções. Excelente indicação do Governador Helder.

BANCOS DIFICULTAM
Os bancos e a Receita Federal estão dificultando a liberação dos empréstimos para as empresas. As empresas com simples pendências não conseguem crédito. Entre os principais motivos apontados estão o excesso de burocracia e a falta de garantias por parte das pequenas empresas e mesmo com garantia.
BANCOS DIFICULTAM 2
Pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas já fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia. Além disso, a grande maioria dessas empresas que estão agonizando, certamente já têm algum empréstimo ou contrato com grandes bancos e não vão conseguir honrá-los por conta da pandemia. As empresas devem se antecipar e espontaneamente informar aos bancos os prejuízos acumulados para evitar cobrança judicial no futuro. Se as empresas não agirem, no futuro não poderão mais alegar.

ITAITUBA
O prefeito Valmir Climaco precisa tomar cuidado com a empolgação e com anúncios precipitados que acabam frustrando expectativas num momento de grande tensão. É o caso da liberação de várias atividades não essenciais. Isso pode custar sua cassação. O Ministério Público vai agir e Valmir vai se complicar.
ITAITUBA 2
Valmir cai em contradição. Um dia deu uma de locutor e saiu nas ruas de Itaituba pedindo para o povo ficar em casa, agora quer o povo na rua. O MP deveria denunciar ele por crime de responsabilidade.

ISOLAMENTO
Todos nós sabemos da crise de saúde que estamos vivendo, e pensando em proteger a vida do povo, o Prefeito Nélio com responsabilidade e com técnica, resolveu manter parte da população em casa para evitar que muitos sejam alcançados pela covid-19. É momento de todos cooperarem com o Prefeito Nélio já que ele está se preocupando com a saúde, enquanto alguns por questões políticas não estão nem aí para a saúde do povo. É hora de pensar na saúde.
ISOLAMENTO 2
Para garantir a segurança, o Prefeito Nélio, deveria ter se reunido com representantes do Ministério Público, Justiça, OAB, médicos, vereadores e empresários, somente assim ficaria mais respaldado e evitaria as críticas sem fundamento.

ELEIÇÕES
A covid-19 está deixando para segundo plano o processo eleitoral que vai escolher o prefeito e vereadores. As autoridades devem informar como vai ficar, já que a covid-19 ameaça vidas. Estamos vivendo um cenário de incertezas que pode influir nas urnas.
ELEIÇÕES 2
Estamos vivendo dias difíceis para a população, com o impacto na saúde e na economia. Em Santarém algumas pessoas criticam o isolamento, não sugerem e nem somam na busca de soluções, ainda apostam na desinformação, no medo e no sofrimento, tem pessoas querendo se promover.
ELEIÇÕES 3
 O prefeito Nélio além de combater o vírus letal, enfrenta outros males  mais terríveis para humanidade, como a ganância, personalismo e a luta pelo poder.
ELEIÇÕES 4
Triste realidade em nossa Santarém, nada como uma boa crise para ressurgirem das cinzas milagreiros, falsos profetas, palestrantes midiáticos, leigos “conhecedores de medicina” e políticos oportunistas.

MULTA X DECRETO
Diante da necessidade do isolamento para conter a covid-19, desde terça-feira (19), o lockdown foi estabelecido em Santarém. O município passou a integrar a lista de cidades que constam no Decreto nº 729, de 5 de maio de 2020, que foi republicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado, no sábado(16). Diversas barreiras foram montadas pelas forças de segurança nas principais vias da Pérola do Tapajós, para fiscalização da norma. A terça-feira foi de orientação à população.
MULTA X DECRETO 2
Acontece que quarta-feira (20) em abordagens a veículos e transporte coletivo, muita gente teve que retornar para casa porque estaria descumprindo o decreto. O Secretário Regional de Governo informou que pessoas foram multadas. Se isto ocorreu, as pessoas multadas podem recorrer, já que no Decreto, o texto prevê que tal penalidade somente ocorra “partir do 5º (quinto) dia posterior à publicação do presente Decreto e a partir do 2º (segundo) dia serão implementadas progressivamente medidas educativas”. Ou seja, como o decreto foi publicado no sábado (16), as multas somente poderiam ser aplicadas, a partir de quinta-feira (21).
Por: Edmundo Baía Jr.