sábado, 29 de agosto de 2020

Jornalista santareno recebe título de Doutor Honoris Causa

Portal OESTADONET, com informações da UNIFAP

Lúcio Flávio Pinto - Créditos: Diário do Pará
O Conselho Superior Universitário (CONSU) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) anunciou na 8ª reunião ordinária, em 14 de agosto, que irá conceder o título de Doutor Honoris Causa ao jornalista e sociólogo, Lúcio Flávio Pinto; e a Raimundo dos Santos Souza, o Mestre Sacaca (post mortem). O título de Doutor Honoris Causa é atribuído à personalidade que tenha se distinguido pelo saber e pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Após o anúncio, duas Comissões avaliadoras compostas por três professores titulares, cada uma, serão formadas. Um dos membros deve ser, necessariamente, vinculado a UNIFAP e os demais as universidades de outros estados. O rito obedece à Resolução nº 8 de 2005, que versa sobre a concessão de honrarias acadêmicas.

“Hoje comunicamos ao conselho que os processos de concessão de títulos foram recebidos pela secretaria do Conselho. Agora serão articuladas as comissões avaliadoras, uma para cada personalidade. É importante que, pelo menos, um dos membros tenham pesquisas e atuações na área dos homenageados”, explicou o secretário do CONSU, Rafael Saldanha.
  
Lúcio Flávio Pinto

Lúcio Flávio de Faria Pinto nasceu em Santarém (PA), em 23 de setembro de 1949. É professor, jornalista e sociólogo brasileiro. É um dos mais prestigiados jornalistas do Brasil, e é o único brasileiro na lista dos 100 mais importantes jornalistas da ONG Repórteres sem Fronteiras. É sociólogo, formado pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (1973). Foi professor visitante (1983/84) do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida em Gainesville, Estados Unidos. Foi professor visitante no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e do curso de jornalismo no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará.

É autor de diversos livros sobre meio ambiente e Amazônia. Foi correspondente da BBC Radio News, responsável pela sucursal do jornal O Estado de S. Paulo na Amazônia e repórter dos jornais O Liberal e A Província do Pará, entre outros.

Lúcio Flávio Pinto, que atua como colunista do Portal OESTADONET e do site Amazônia Real, fundou em 1987, o Jornal Pessoal, quinzenário individual, em Belém, sem qualquer publicidade, e que tem como diferencial em relação ao restante da imprensa paraense o não alinhamento a nenhum dos grupos políticos e empresariais do estado. Mantém também o Blog do Jornal Pessoal.