segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Segup alerta sobre técnicas e táticas de cibercrimes

Golpes por aplicativos de celular fazem cada vez mais vítimas

Uma foto conhecida, um pedido para adicionar um novo número e eis mais uma tática de criminosos para tentar se passar por outra pessoa e, assim, buscar benefícios, ao pedir dinheiro, por exemplo. O avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios e praticidades, porém é necessário ter cautela, sempre A análise criminal feita pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), chama a atenção para o aumento desse tipo de crime tecnológico no Pará.
A Siac explica que a prática delituosa se caracteriza pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica que no Estado cresce na comparação dos três últimos meses dos anos de 2018, 2019 e 2020. Inúmeras pessoas, entre autoridades e empresários, já foram vítimas de golpes do gênero que a cada dia se repetem em todo o Brasil.
Entre maio e julho de 2018, foram registrados 122 crimes de estelionato; no mesmo período, foram 364, no ano de 2019; e 300, agora em 2020. A falsidade ideológica computou 22 casos em 2018, 57 no ano passado e 35 esse ano, de acordo com dados da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal.