terça-feira, 17 de novembro de 2020

HORA E A VEZ DO PIX

ECONOMIA

Pix começa a funcionar; Entenda como funciona o pagamento instantâneo
Segundo o Banco Central, 71 milhões de chaves Pix já foram cadastradas no novo sistema de pagamentos instantâneos.


 Por: Moisés Sodré




Foto: Reprodução


O Pix, novo meio de pagamentos criado pelo Banco Central, entrou em operação plena nesta segunda-feira (16), após passar duas semanas em testes com funcionamento limitado por volumes e horários. Agora, todas as 762 instituições financeiras e mais de 50 milhões de clientes já cadastrados poderão usar a plataforma, que vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Antes de entrar em pleno funcionamento hoje, o Pix passou por uma fase de operação controlada, com funcionamento apenas para 5% da base de clientes dos bancos e em horários limitados.

O que é o Pix? O Pix é uma nova forma de transferir dinheiro, de forma instantânea. Vai servir como uma alternativa ao DOC e à TED para transferir dinheiro. Também poderá ser usado para fazer pagamentos, como opção ao cartão de débito, de crédito, ou ao boleto.

Quem criou o Pix? O Pix foi criado pelo Banco Central, mas quem vai oferecer o Pix às pessoas e empresas serão as instituições financeiras: bancos, meios de pagamento e fintechs. Na hora de fazer um pagamento ou uma transferência de dinheiro, além de TED e DOC, haverá a opção de fazer um Pix.

Quais as vantagens do Pix? Segundo o Banco Central, as principais vantagens do Pix são:

O serviço estará disponível 24 horas por dia, todos os dias, inclusive finais de semana
As transações serão concluídas em menos de 10 segundos
O Pix será gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais)
O que é a chave Pix? A chave Pix é como o endereço da sua conta no Pix, da mesma forma que um número identifica a pessoa na hora de votar, no título de eleitor, ou o email identifica o endereço de alguém na Internet para receber mensagens.

Como criar uma chave Pix? Para criar uma chave Pix, a pessoa ou empresa precisa usar uma dessas quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, email, número de telefone celular ou a chave aleatória.

A chave aleatória é uma forma de receber um Pix sem precisar informar dados pessoais. Será como um login, ou seja, um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que identificará a conta do destino de recursos.

Onde criar a chave Pix? O registro das chaves Pix deve ser feito no banco ou instituição financeira onde a pessoa tem conta, pelos seus canais de acesso — como app do celular, internet banking ou nas agências. Cada instituição financeira deve avisar os clientes sobre como proceder.

Quantas chaves Pix uma pessoa pode ter? Cada consumidor pode ter 5 chaves para cada conta da qual for titular. Os clientes pessoa jurídica podem ter 20 chaves para cada conta.

Como fazer transações com o Pix? Na hora de fazer uma transação — como pagamento ou envio de dinheiro —, o Pix vai aparecer no aplicativo do celular como uma das opções para concluir a operação, ao lado da TED ou DOC, por exemplo. Basta escolher o Pix que a operação será feita por esse sistema.

Empresas também poderão oferecer o Pix como forma de pagamento aos seus clientes por meio de um QR Code. Na hora de fechar o negócio, basta escolher o Pix no seu aplicativo e capturar a imagem do QR Code com a câmera do celular.

As transações com Pix serão cobradas? O serviço será gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais), com algumas exceções.

Pessoas físicas e MEIs poderão ser cobradas pelo uso do Pix em duas situações, segundo o BC:

Quando receberem recursos via Pix para pagamento por venda de produto ou por serviço prestado;
Se usar os canais presenciais ou de telefonia para realizar um Pix, quando os meios eletrônicos estiverem disponíveis. Ou seja, quando fechar a transação no próprio estabelecimento, sem usar o aplicativo do celular numa hora em que o sistema esteja disponível.
Fonte: UoL