quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Governo do Pará anuncia que União vai adquirir 45 milhões de doses da vacina Coronavac

 

“O Ministério da Saúde garantiu que, ainda nesta semana, será assinado contrato para aquisição de 45 milhões de doses, que serão entregues até o próximo mês de março, com início da entrega já acontecendo de forma fracionada no próximo mês de janeiro. Consta no contrato, como cláusula de exigência, que a totalidade da oferta produzida pelo Butantan será destinada para utilização no Plano Nacional de Imunização”, informou o governador do Pará, Helder Barbalho, após a reunião.

O chefe do Executivo paraense acrescentou que, “neste momento, o nosso grande desafio é iniciar o processo de imunização. Com isso, em paralelo, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) passa ter uma escala acentuada de produção a partir do mês de março. Nós compreendemos, portanto, que o desafio é assegurar o início da primeira fase de vacinação, que deve envolver profissionais de saúde e aqueles que estão em asilos e áreas com maior sensibilidade, da faixa etária acima de 80 anos”.

Parceria Fiocruz e Butantan – Helder Barbalho informou, ainda, que neste momento a Fiocruz sinaliza ao Ministério da Saúde a possibilidade de, a partir de 21 de janeiro, ter 15 milhões de doses para serem verificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Butantan também sinalizou ao Ministério a oferta de 20 milhões de doses para entrega até o dia 30 de janeiro.

“Essas duas são as ofertas em escaladas, que podem projetar um quantitativo real para o início da imunização. Efetivamente, agora o que se tem a construir é a consolidação e assinatura da compra por parte do Ministério da Saúde junto ao Butantan para somar com a produção da Fiocruz, para que tenhamos até meados de fevereiro uma oferta que gira em torno de 35 milhões de doses”, ressaltou o governador.

“Tivemos a oportunidade de reunir com a equipe técnica do Ministério da Saúde e a presidente da Fiocruz para alinharmos a perspectiva efetiva de calendário e oferta de vacinas para cumprimento das fases de imunização que foram apresentadas no Plano de hoje, pelo presidente da República”, disse Helder Barbalho.