sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Prefeito Nélio Aguiar: “Vislumbro um grande futuro para Santarém”

 

No último domingo (29) houve em Santarém o segundo turno da eleição para a prefeitura, fato inédito para o município que somente agora alcançou a marca de mais de 200.000 pessoas aptas a votarem. E com mais de 68% dos votos a decisão do povo foi favorável à reeleição de Nélio Aguiar. O prefeito, que recebeu em sua casa a equipe do jornal O Impacto, em entrevista a Osvaldo de Andrade falou sobre a sua vitória, a campanha eleitoral e quais os planos de sua equipe para o futuro de Santarém. Acompanhe:

É como muita alegria que nós fomos recebidos pelo prefeito reeleito de Santarém, Nélio Aguiar, em sua residência, pois ele ainda está se recuperando da covid-19. Em primeiro lugar, prefeito, parabéns pela reeleição e pela vitória. E obrigado por nos receber aqui. 

Nélio – Eu que agradeço a oportunidade para falar sobre o resultado da eleição. Fazendo a análise, houve reconhecimento das obras do governo que fizemos no primeiro mandato.  Nós tivemos também envolvimento de muitas pessoas com o sentimento anti-PT. E quando você é candidato a uma reeleição o seu governo é julgado nas urnas. O eleitor santareno primeiro compreendeu as dificuldades dos dois primeiros anos de mandato onde nós tínhamos dívidas para renegociar, para pagar, e ficamos engessados sem poder executar o nosso plano de governo. Faltou também a parceria do ex-governador, pois não tivemos assinatura de convênios e os mesmos repasses do Governo do Estado como outros municípios tiveram e isso nos prejudicou muito. Já nos dois últimos anos de governo, 2019-2020, que a gente deslanchou, pois ganhamos a parceria com o governo do Hélder e conseguimos transformar Santarém num verdadeiro canteiro de obras. Então eu agradeço a população de Santarém e a Deus pelos 92.372 votos de confiança das pessoas que tiveram a capacidade de compreender a nossa dificuldade nos dois primeiros anos de mandato. E tamvoltando a questão da administração, o senhor irá mexer na equipe de governo, com divisão de cargos de secretaria em relação a sua coligação?

Nélio – há o planejamento de ter alterações na equipe. Estamos estudando uma estrutura de governo e devemos encaminhar para a câmara uma lei da estrutura administrativa, não muito pela questão partidária, da aliança, pois o nosso compromisso maior é com Santarém e para a gente atender melhor a população nós temos que fazer uma gestão eficiente. É claro que nos partidos a aliança política sempre existe, pois é uma característica da democracia no Brasil. É igual a futebol, você tem que estar em um time. Na política é a mesma coisa, a gente só tem o direito de ser candidato se tiver filiado a algum partido. E como a democracia no Brasil é plural, temos uma quantidade enorme de partidos, que deveriam até ser reduzidos. E ninguém ganha eleição e governa sozinho. Existem as alianças partidárias, mas eu sempre deixei claro que a minha maior aliança é com o povo de Santarém. Minha forma de fazer política não é por interesse próprio, por ganância. A minha forma de fazer política é pelo coletivo, para beneficiar o povo. É para transformar Santarém. Então quem se aliou comigo sabe muito bem como eu faço política. Não colocando interesse de partidos, interesses pessoais acima do interesse da população. Não vamos permitir isso. Se um partido tem um bom nome para ser secretário de educação ou de saúde, é da área, tem o perfil, a gente pode colaborar, mas monto a minha equipe à vontade e sem nenhuma pressão partidária. Se um secretário cometer algum deslize eu que tenho que prestar conta no TCM, no TCE e com a população. Então a gente colocará pessoas que tenham competência para assumir o cargo, que sejam da nossa confiança. Se trair a nossa confiança ou não tiver competência pra governar, a mesma caneta que nomeia é a mesma que exonera.

O  senhor deve ter ouvido críticas sobre “ter trabalhado somente no último ano na véspera de eleição”. O senhor citou uma série de obras dizendo que há muitas obras iniciadas. Elas vão ser concluídas, prefeito?

Nélio – Com certeza. As pessoas às vezes não entendem que a burocracia da administração pública é muito grande. Tem o projeto, a captação de recurso, a licitação, a ordem de serviço e então tudo isso leva tempo. A gente fez todo um planejamento e plantou lá atrás para colher agora. As máquinas continuam trabalhando, as ruas continuam sendo asfaltadas, e vamos aproveitar esses últimos dias de verão para continuar a executar as obras que a gente planejou.  A campanha terminou, mas o meu compromisso continua sendo realizado. Não são obras eleitoreiras

Parte da entrevista do Prefeito Reeleito de Santarém Nélio Aguiar para o Jornal ~" O Impacto"