quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Estado reabre Laboratório de Biologia Molecular em Santarém para diagnosticar e pesquisar a Covid-19


Durante agenda oficial em Santarém, para vistoriar as ações do Estado no combate ao novo coronavírus (Covid-19), o governador Helder Barbalho anunciou, nesta terça-feira (26), que o Governo do Pará irá reabrir o Laboratório de Biologia Molecular (Labimol). O espaço será utilizado no desenvolvimento de pesquisas avançadas e realização de 3 mil exames por mês para diagnosticar a Covid-19.

A reativação do laboratório é uma parceria do Estado com a Universidade Federal Oeste do Pará (Ufopa), com previsão para entrar em funcionamento na próxima segunda-feira (1º). O Labimol será uma unidade de retaguarda, ou seja, sem atendimento ao público. O material analisado será enviado pelas unidades de saúde dos municípios da Região Oeste do Estado.

No espaço científico também serão desenvolvidas pesquisas para identificar a transmissão e propagação do novo coronavírus em alta escala. O Labimol é o único laboratório da Região Norte do país localizado fora de uma capital. Em 2020, funcionando provisoriamente, a estrutura realizou 8 mil testes.