quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Labimol vai mapear cepas do Covid-19 na região Oeste do Pará


O Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) deve retomar as atividades nos próximos dias, desta vez funcionando nas dependências da própria Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A parceria entre Ufopa e Governo do Estado do Pará possibilitou a transferência dos equipamentos e a ampliação das atividades. Nesta terça-feira, 26 de janeiro, o governador do Pará Helder Barbalho visitou as futuras instalações do Labimol, na Ufopa, localizado no prédio da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH).

O governador Helder Barbalho, em Santarém, falou sobre a continuidade da parceria. “Estamos retomando esta iniciativa, com investimentos no valor de R$ 1 milhão por parte do Governo do Estado, já não mais com o laboratório instalado no Hospital Regional, mas agora aqui no campus da Ufopa, para dar maior amplitude ao projeto. Professores, pesquisadores, cientistas da universidade poderão também pesquisar esta nova cepa advinda do Amazonas que precisa de elucidações para facilitar as ações da atividade de saúde”.

Além de realizar testes do tipo RT-PCR para detectar a Covid-19, o Labimol mapeará cepas do SARS-CoV-2 em circulação no Oeste do Pará. Com a parceria, será possível ampliar o trabalho realizado no laboratório. Foi o que afirmou o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz. “Vamos poder triplicar a nossa capacidade e a nossa velocidade de atendimento aos municípios do Oeste do Pará, além de possibilitar atividades acadêmicas, principalmente as de pesquisa”. O reitor falou ainda sobre novas parcerias para “também auxiliar no processo de vacinação”.

“Para essa nova fase do Labimol vamos ampliar o atendimento para nossa comunidade acadêmica disponibilizando a testagem, pois acreditamos que esse seja um instrumento fundamental de controle da pandemia”, ressaltou Diniz.

Labimol – Parceria anterior firmada entre a Ufopa e o Governo do Pará possibilitou o funcionamento até dezembro de 2020 do laboratório no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Durante esse tempo, o Labimol realizou 8 mil testes do tipo RT-PCR para detectar a Covid-19, atendendo pelo menos 20 municípios da região Oeste do Pará. A previsão é de que, nessa nova etapa, o Labimol realize 25 mil testes RT-PCR nos próximos seis meses.

--

Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa
Unidade Tapajós - Campus Santarém

Rua Vera Paz, s/n. Bairro Salé
Santarém - PA - Brasil