sexta-feira, 30 de abril de 2021

Centro Maria do Pará: 10 anos com histórias de superação

 Desde 2017, foram atendidas aproximadamente 14 mil vítimas de violência doméstica

...
 Secretária Celsa Brito participou da programação simbólica de aniversário

Muitas são as histórias de superação de violência doméstica nesses 10 anos do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará. 

Desde 2017, foram atendidas aproximadamente 14 mil vítimas de violência doméstica. 

Vamos destacar a história de uma mulher de 59 anos acompanhada pelo centro há 8 meses: “Eu convivi com meu esposo 13 anos, a partir de 8 anos de união, ele começou a me tratar mal, me chamava nomes feios, e eu ficava muito triste e abalada, me tremia quando o via. Um dia, ele bebeu e chegou alterado, me chamou de vários nomes, e me bateu. E foi nesse dia que eu cansei e decidi tomar uma decisão, e foi assim que o Centro Maria do Pará entrou na minha vida.  Conversei com a psicóloga, a coordenadora, a advogada, e toda equipe do Maria. E fez com que eu tivesse coragem para superar tudo que estava sofrendo há 5 anos.  Eu agradeço a cada um pelo trabalho, pela parceria, se eu cheguei até aqui, foi porque eu superei o que eu passei, e a minha vida financeira também foi superada, se eu não tivesse tomado essa decisão e procurado o centro eu não sei aonde estaria hoje”. A vítima ainda aconselhou: “A mulher tem que decidir e dar um basta na violência, não deve acreditar em mentiras e deve seguir em frente” desabafou. 

De acordo com a coordenadora do Centro, Poliana Braga, essa usuária sofreu violência moral, psicológica e física, e hoje continua sendo acompanhada, mas já distante de seu agressor. “Como é gratificante ouvir o depoimento dessa mulher que nos procurou tão fragilizada e cansada de viver a violência doméstica, e hoje ouvir que ela aconselha as outras mulheres a buscar uma saída e dar um basta na violência, seja ela qual for” destacou Poliana. 

“Não medimos esforços para amparar as mulheres vítimas de violência doméstica, prova disso, é que o Centro Maria do Pará é administrado com recursos da Prefeitura de Santarém. Não recebemos apoio financeiro de nenhuma esfera, mas continuamos ofertando atendimentos por parte de uma equipe completa e multiprofissional. Reconhecemos a importância das mulheres para o equilíbrio familiar e social e a valorização e dignidade da mesma”, destacou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social. 

Do total de 311 mulheres que estão sendo acompanhadas atualmente pelo centro, em nível de faixa etária, o percentual maior está entre 18 a 24 anos 13,89%; 25 a 31 anos 23,5%; de 32 a 38 anos 26%; e de 39 a 45 anos 21,9%. 

Na área profissional 36,7% das vítimas são autônomas; 22,3% são do lar; 21,5% são desempregadas e 15,1% são assalariadas. 

Em nível de escolaridade 21% tem ensino fundamental incompleto; 35% ensino fundamental completo; 11% ensino médio incompleto e 11,6% ensino superior completo. 

Aniversário 

Uma programação simbólica foi realizada com a presença dos servidores do centro, a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito; a coordenadora da Proteção Social Especial, Glaucya Fiori e a coordenadora da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, Rachel Campos. 

O Centro foi inaugurado no dia 28 de abril de 2011, com a finalidade de realizar ações de cunho preventivo, promovendo o debate e a reflexão sobre a condição da mulher, a partir da perspectiva de gênero (construção social dos sujeitos), e identificar as demandas da mulher em situação de violência; articular atendimentos com a rede de enfrentamento a violência doméstica do município. Funciona atualmente na travessa Professor Luiz Barbosa, 1310, bairro Caranazal, anexo ao CREAS fone para informações (93) 99134 8542.  

Por: Geisa de Oliveira/Semtras/PMS 

Fonte: Portal Santarém