segunda-feira, 12 de abril de 2021

HMS registra no mês de março o maior número de acidentes ofídicos dos últimos cinco anos

 E haja picada...

...
 Acidentes com cobras envolvendo crianças tem sido registrado na Unidade

O período chuvoso comum na região amazônica, faz com que as cobras e serpentes procurem abrigos, na maioria das vezes próximos das residências. Além disso, o próprio avanço do homem na natureza resulta no aumento desses acidentes. Este ano, o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) tem registrado um número alto de atendimento por picada de cobras em comparação aos anos anteriores. Na região oeste do Pará, é a Unidade referência para atendimentos ofídicos. 

Acidentes ofídicos em crianças 

A suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia, fez com que as crianças passassem mais tempo em casa e explorassem quintais e terrenos, onde em geral esses animais podem estar. 

Elano Silva, 10 anos, morador da comunidade São Raimundo da Palestina, região do planalto de Santarém, chegou no Hospital no dia 3 de abril após ter sido picado por uma cobra, do tipo jararaca. Ele contou como foi o acidente. “Eu fui apanhar maracujá, eu estava com a minha prima e meu irmão. O meu irmão pisou na cobra e ela deu o bote em mim, que estava bem perto”, lembrou.