quinta-feira, 22 de abril de 2021

Placas inteligentes instaladas pelo Detran orientarão condutores através de mensagens eletrônicas

 

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, na segunda-feira (19), em Santarém, a instalação de placas inteligentes de sinalização eletrônica. O Painel de Mensagem Variável (PMV) é o primeiro a ser instalado no Pará e tem a função de orientar os condutores de veículos sobre variações e mensagens utilitárias da via.

“Essa ferramenta possibilita auxiliar pedestres e motoristas sobre as mais diversas situações de trânsito, como desvios, acidentes, mensagens educativas e velocidades máximas, por exemplo”, explica o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia. Segundo ele, em cidades com grande frota de veículos e acelerado crescimento urbano, os PMV tornam-se um instrumento indispensável na gestão planejada do trânsito.

Integrado a ambientes de cidades, o PMV tem a dupla função de informar a população sobre quaisquer ocorrências de trânsito e ainda evitar acidentes, já que é um painel de mensagens informativas que situam os usuários sobre situações de emergência na via. Além da segurança, o PMV também é utilizado para transmitir mensagens educativas de trânsito, conscientizando e alertando a população sobre comportamento seguro para evitar acidentes. O equipamento é uma das contrapartidas do Estado ao projeto Strengthening Road Traffic Enforcement In Brazil, aprovado em 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Detran é o primeiro órgão de trânsito no Pará a utilizar esse recurso de sinalização viária. Além de Santarém, os painéis também serão instalados em breve em outras cidades, como Salinópolis e no km 18 da BR-316.

BLOG DO COLARES / O Impacto com Agência Pará