segunda-feira, 24 de maio de 2021

Prefeito Nélio Aguiar solicita vacinas ao presidente Biden

 

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, em entrevista ao O Impacto prestou informações para a população de Santarém sobre o andamento das medidas tomadas para o enfrentamento à segunda onda da covid-19 no município e quais os resultados alcançados através desses esforços, além de falar sobre o programa de vacinação contra o vírus, a inserção de novos grupos prioritários e a situação dos trabalhadores artísticos que neste momento lutam pelo direito de retornar ao trabalho. Além disso, abordando outros assuntos, o prefeito nos contou qual a programação a ser realizada para o aniversário da cidade e também relatou quais são os seus planos políticos para o ano de 2022, pós-mandato, e quais candidatos receberão o seu apoio no próximo pleito.

ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA

Segundo o chefe do executivo santareno, há o acompanhamento diário da situação da covid-19. “No começo do ano, nos primeiros dez dias, detectamos um aumento rápido. A nossa maior referência são os atendimentos na CEMEI Paulo Freire, que é o atendimento inicial, e normalmente quem vai ao Paulo Freire está com os primeiros sintomas, que são os sintomas de gripe, perda de olfato, perda de paladar, coriza. No final do ano passado estávamos atendendo normalmente 60, 70 pacientes por dia. E de repente, lá pelo dia 10 de janeiro, houve uma explosão para 400, e chegamos a ter até atendimento de 600 casos num único dia. Então isso deu realmente um sinal de alerta e aproveitamos a presença do governador aqui para mostrar para ele a situação e a nossa preocupação, para que pudéssemos nos antecipar com o retorno do Hospital de Campanha e o aumento do número de leitos do Hospital Regional do Baixo Amazonas, tanto de UTI quanto clínicos”.

“Conseguimos nos reestruturar e passar pela 2ª onda, que veio de Manaus. Temos uma relação muito forte com o estado do Amazonas, inclusive temos mais embarcações semanalmente indo para Manaus do que até mesmo para nossa capital, Belém. E no final do ano, por causa das confraternizações, visita a parentes, ceia do natal e réveillon veio uma população muito grande de santarenos que moram em Manaus, trabalham lá e vieram visitar os seus familiares. E vieram com a nova cepa do coronavírus. Tanto que dias depois começamos a sentir o reflexo de tudo isso. Mas agora, atualmente, já estamos numa situação sob controle, com outro cenário, e já tem uns 15, 20 dias que começamos com o processo de reabertura de shoppings, comércios, praias, e mesmo com esse processo de reabertura não tivemos sinal de aumento do número de casos. O número vem diminuindo e no momento não há fila na UTI. A UPA também está sobre controle, com quantidade de leitos suficientes, sendo transformada num verdadeiro hospital de campanha 100% covid. Chegamos a ter 64 pacientes internados, mas o número de casos vem reduzindo e para a nossa equipe médica, profissionais multidisciplinares, fisioterapeutas, enfermeiros, todos aqueles guerreiros, heróis, anjos que trabalham, agora está mais tranquila a situação tanto na CEMEI Paulo Freire quanto na UPA e no Hospital Regional”, afirmou Nélio Aguiar.

CUIDADOS

Apesar de relatar uma melhora no quadro pandêmico, o prefeito de Santarém continua a pedir para a que população continue tomando os cuidados necessários para evitar o espalhamento do vírus. “É importante colocar que não é por isso que vamos relaxar, vamos continuar tendo cuidado. Sabemos do grande prejuízo econômico e impacto social quando realmente a onda veio muito forte, além do colapso da rede hospitalar, chegando  a ter que passar por lockdown. Nós passamos por isso na primeira onda, na segunda o lockdown foi ainda mais estendido. É claro que isso é uma medida muito amarga, tem um preço muito alto e quem paga é o pequeno, o autônomo, os que não têm a carteira assassinada nem INSS, e o pequeno comerciante. Então é bom a gente evitar isso continuando a ter os cuidados com as mãos, com higiene, usando máscara e evitando o máximo possível de aglomeração para que a gente não volte a ter uma curva ascendente novamente. A curva já desceu, tomara que acabe e que passemos por tudo isso, mas se pelo menos ela estabilizar sem colapsar o sistema de saúde, a gente vai tocando, vai vacinando as pessoas, e espera melhorar a cada dia”, disse o prefeito.

VACINAÇÃO

Em relação à vacina contra a covid-19, Nélio deu informações importantes. Segundo ele, “todos sabem que não tem vacina suficiente para atender a demanda de uma só vez, então vai sendo por etapas. Em Santarém o andamento da campanha segue um cronograma que vem dando certo e estamos avançando no plano de vacinação. Já recebemos pouco mais de 53.000 mil doses, e já vacinamos com a primeira dose 41.000 pessoas. Incluímos essa semana no grupo prioritário os profissionais da saúde da rede particular. Além disso, estou encaminhando um ofício para a embaixada americana no Brasil para que o presidente americano possa fazer uma doação de vacinas excedentes aqui para Santarém. Estamos no coração da Amazônia e se eles fazem discurso de preocupação com a Amazônia acho que seria o momento de tomar uma atitude e ajudar a gente. Eu pedi 200.000 doses de vacina e até coloquei no texto lembrando que Santarém tem uma história no passado com os EUA, pois acolheu várias famílias americanas na época da guerra dos confederados. Eu espero sensibilizar o presidente dos EUA e que nessas mais de 100 milhões de doses de vacinas que ele vai doar para vários países que ele possa se lembrar de Santarém para avançamos cada vez mais no nosso plano de vacinação. Nós já vacinamos idosos, populações tradicionais indígenas e quilombolas e estamos agora numa fase vacinando a população acima de 55 anos que tem comorbidades. E é importante vacinar, o resultado está acontecendo, está melhorando” explicou o prefeito.

ARTISTAS

Sobre a questão dos artistas santarenos, que estão passando dificuldades por não poderem mais se apresentar devido o decreto que proíbe aglomerações, Nélio Aguiar respondeu questões em relação ao fato de que houve flexibilização e mudança para o bandeiramento amarelo, o que permitiu a ampliação de algumas atividades. “Temos um respeito e admiração muito grande pelos músicos, a vida do músico já não é fácil sem a pandemia, e com ela piorou mais ainda. Sabemos o quanto é difícil o dia a dia se apresentando por uma remuneração não tão alta assim”, confessou Aguiar. “Tivemos uma decisão judicial em dezembro, com o artigo 4º do decreto municipal permitindo que os músicos se apresentassem pelo menos nos eventos que fossem com mesas, para ouvir a música sentado, almoçando, jantando ou tomando uma bebida. Mas ouve uma ação do ministério público estadual e uma decisão liminar do juiz Cleitoney suspendendo os efeitos do decreto no seu artigo 4º. Nós estamos vivendo outro momento, peticionamos, e a Procuradoria Geral voltou a se manifestar nessa ação pedindo uma reconsideração da decisão. Nós apresentamos novos números ao Juiz, mostrando que aquela realidade de dezembro não é mais a mesma e que temos segurança por parte da vigilância sanitária. Chega a ser contraditório: a pessoa vai à praia, ao restaurante, mas o grande foco de contaminação é o músico cantando e tocando o seu violão? É ele que vai aumentar a quantidade de pessoas doentes, o número de óbitos? É o músico que vai ser o causador de superlotar os hospitais? Eu acredito que não. Assim como retornou shopping, restaurante, salão de beleza, há condições também de retornar essa atividade dos músicos, com controle de portaria, as devidas precauções e os cuidados de higiene com os quais o bar e o restaurante já funcionam. Então fizemos a manifestação e a informação mais recente que temos é a de que o juiz a encaminhou para o Ministério Público”, revelou o prefeito.

ANIVERSÁRIO DE SANTARÉM

E como junho é o mês de comemoração do aniversário de Santarém, questionamos sobre qual a programação que será realizada dentro dessa realidade da pandemia que ainda nos assola. De acordo com Nélio Aguiar, os trabalhos já começaram. “Já encaminhamos memorando a todos os secretários para que passem para a gente todas as obras que estão em condição de serem entregues para a população. Só na secretaria de educação temos 39 obras entre construções, reformas e ampliações de escolas

em andamento, e a maior parte dela, umas 26, já estão sendo finalizadas. Então vamos fazer uma programação cultural, uma programação de entrega de obras, e vamos entregar também uma Unidade Básica de Saúde, a orla do Maracanã, e será uma grande entrega com muita comemoração no decorrer do mês de junho, mas respeitando o luto de todas as famílias em relação à covid”, contou.

ELEIÇÕES 2022

 E como o ano que vem, 2022, será um ano eleitoral, no qual escolheremos presidente da república, governadores, senadores e deputados, não pudemos deixar de perguntar ao prefeito Nélio qual seria o seu posicionamento. O chefe do executivo então respondeu que no momento lida com muitas especulações. “Às vezes as pessoas colocam que vou ser vice do governador Helder, ou que vou ser candidato a senador. A política é muito dinâmica e já fui sondado em relação a isso, mas o meu interesse mesmo é concluir o mandato de prefeito. A população de Santarém, através do voto democrático, nos deu o segundo mandato e fui escolhido para ser o prefeito por mais quatro anos”.

“E tenho muitos projetos em andamento e outros pra iniciar. Faremos uma urbanização em Ponta de Pedras, há o projeto de duplicação da Avenida Cuiabá, da Moaçara até o viaduto, e temos também o projeto da construção de um mirante lá na serra do Saubal. Os projetos estão todos engatilhados, captando recursos, então quero mesmo é cumprir a minha missão. Já estou com 52 anos e com a cabeça branca, então não vou muito pela vaidade, vou pela emoção. Eu sou o responsável por essa missão e espero concluir o mandato até o final. Depois do encerramento só Deus sabe e o povo de Santarém. Mas esse é o nosso interesse e estaremos ajudando como cabo eleitoral para ver se conseguimos ter uma base e uma representatividade maior, pois só temos apenas um deputado estadual que reside em Santarém, que é o deputado Zé Maria Tapajós. Deputado federal nós não temos, e isso faz muito falta para mim. Há horas em que eu sou prefeito, deputado estadual, deputado federal, tudo ao mesmo tempo, lutando e brigando por mais recurso. Então é importante ter essas parcerias para captar recursos e financiar projetos para a população de Santarém. E já colocamos a nossa situação: somos aliados, parceiros e amigos do governador Helder, que tem nos ajudado e estendido a mão, então temos esse compromisso com a provável pré-candidatura à reeleição. Mas nós já colocamos na mesa para o governador que ele pode contar com a gente, porém somente se não houver alguma candidatura do PT. Se vier junto senado, PT, alguma coisa, não nos peça. A gente tem o maior respeito e admiração, mas que ele não nos peça para apoiar o PT, pois nós não temos nenhum interesse e nenhum compromisso em apoiar o PT em 2022”, argumentou o prefeito Nélio Aguiar.

13º DO FUNCIONALISMO

Como estamos quase no mês de junho, e o governo federal já liberou uma parte do 13º para os aposentados do INNS, perguntamos se há previsão para que ocorra o mesmo para o funcionalismo público de Santarém. Nélio respondeu que a prefeitura tem recursos e está com o INSS e a folha de pagamento em dia. “Inclusive os profissionais da educação a cada dia 25 de cada mês já recebem, eles são os primeiros a receber. E fazemos todo um provisionamento, todo mês reservamos uma quantia desse recurso, e já temos recurso para garantir o pagamento de 40%, que é a primeira parcela do 13º no salário no mês de junho. E até o dia 20 de dezembro faremos o pagamento da segunda parcela, que corresponde a 60% do valor do 13º”.

FINALIZANDO…

Finalizando, o prefeito agradeceu a oportunidade de falar à população. “A gente estar vivo e com saúde num momento como esse é algo para agradecer muito a Deus. E estamos aí, sempre na linha de frente ajudando e apoiando toda a nossa equipe maravilhosa de profissionais da saúde que têm sido guerreiros há mais de um ano, quase dois, com eles na luta vacinando na canoa, na bajara, em drive thru e dentro de casa, pois se o idoso não puder sair de casa eles vão até a residência fazer a vacinação. Então eu encerro agradecendo de coração todo o empenho e dedicação de todos os profissionais da saúde que estão lutando diariamente contra a covid-19.

RG 15 / O Impacto