segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Cadastramento para meia passagem estudantil intermunicipal termina na sexta (13)

   

Os estudantes que precisam se deslocar do município onde moram para estudar em outra cidade dentro do território paraense possuem direito ao benefício da meia passagem estudantil, o Interpass. A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa) e a Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal (Cogmep) comunicam sobre o prazo para o cadastramento do benefício que se encerrará no dia 13 de agosto.

“O cadastro para a emissão da meia passagem estudantil no transporte intermunicipal iniciou no mês de abril de 2021. Estão sendo atendidas as solicitações para a primeira via, e renovação do benefício” esclarece Denise Pimenta, diretora de Controle Financeiro e Tarifário da ARCON-Pa.

Os estudantes matriculados nas instituições de ensino de Belém, Ananindeua e Marituba devem fazer o agendamento para o atendimento presencial e logo depois procurar o escritório da Cogmep, localizado no Terminal Rodoviário de Belém.  Já os alunos matriculados nos demais municípios do estado podem entregar a documentação para o cadastro nas suas respectivas instituições de ensino.

Os alunos que estão com carteirinhas vencidas, emitidas nos anos de 2019/2020, devem solicitar a renovação junto à sua instituição de ensino para continuarem tendo acesso ao benefício no deslocamento para a realização dos estudos. Para adquirir o Interpass, o estudante da rede pública de ensino deve entrar em contato com a Cogmep, ou com sua instituição de ensino, apresentando os seguintes documentos: duas fotos 3×4, declaração ou atestado de matrícula, original e cópia do comprovante de residência atualizado (contas de água, energia ou telefone), carteira de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Aos universitários da rede privada de ensino é necessária a apresentação do comprovante de renda, (própria ou do responsável, de até dois salários mínimos), declaração de que o aluno se encontra regulamente matriculado, cópias da identidade, CPF, contracheque, extrato bancário (caso o recebimento do salário seja em conta), recibo de entrega da declaração de imposto de renda (IRPF) do aluno, ou de seu responsável financeiro.

O requerimento para o aluno solicitar o cadastramento para o Interpass está disponível no site da Arcon: www.arcon.pa.gov.br. O aluno deve imprimir o requerimento, e após preencher os dados levar na sua instituição de ensino para que seja carimbado e assinado, e em seguida apresentar à Cogmep para dar início ao processo do cadastramento. Após o prazo final,13 de agosto, não será possível dar entrada na solicitação do benefício para a vigência de 2022.

Serviço: O cadastro de novos alunos pode ser feito no escritório da Cogmep, que fica localizado no 1º andar do Terminal Rodoviário de São Brás – sala 115, no horário das 9h às 15h. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (91) 3246-7820 ou (91) 98237-1261, ou pelo e-mail: arconcogmep@arcon.pa.gov.br

RG 15 / O Impacto com Agência Pará