quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Colesterol alto: um inimigo do coração

 Pesquisa feita pelo Colégio Americano de Cardiologia constatou que 40% das pessoas internadas com Covid-19 possuíam doença cardiovascular

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia no mundo, pessoas com problemas cardiovasculares passaram a integrar o grupo de risco da Covid-19. O colesterol alto, por exemplo, é uma das principais causas de doenças como o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostra que mais de 18 milhões de brasileiros podem ter algum problema no coração devido ao colesterol alto. A SBC informa ainda que esse número pode ser maior, já que muitos não sabem o nível do colesterol no corpo, em torno de 67%. 

Para David José Oliveira Tozetto, cardiologista no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, o colesterol é essencial para o organismo, pois ajuda na manutenção das células, além de ser matéria-prima para a produção de vários hormônios. No entanto, o problema é o colesterol ruim, conhecido como LDL, do inglês low density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade.