segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Instalação de radares por Detran: “São máquinas de fazer dinheiro”, afirmam condutores

 

No dia 22 de julho o Diário Oficial da União divulgou o decreto de portaria n° 2394/2021 do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), o qual dispõe sobre a operacionalização de dezesseis radares eletrônicos para medir a velocidade de veículos que transitam nas rodovias Curuá-Una (PA-453),  Fernando Guilhon e Everaldo Martins  (PA-457), via de acesso à vila de Alter do Chão, em Santarém.

Os equipamentos eletrônicos metrológicos fixos, controlador e medidor estão previstos para entrar em funcionamento efetivamente a partir de segunda-feira, (02) de agosto, com a principal finalidade de fiscalizar o limite máximo de velocidade nas vias ou  em seu ponto específico de instalação, como informa o Diretor Técnico – Operacional do Detran, Bento Gouveia.

”O excesso de velocidade nas estradas é uma das principais causas de acidentes no Pará, e os radares são equipamentos de controle e redução para verificar se o condutor cumpre as normas estabelecidas em lei. “Dessa forma, o nosso objetivo é prevenir as possíveis consequências advindas do excesso de velocidade, como hospitalizações, mortes, danos materiais e diversas sequelas ocasionadas por um acidente”, disse.

Embora, a portaria tenha esclarecido o principal objetivo das instalações fixas de radares em pontos estratégicos, o anúncio de funcionamento dividiu opiniões da população em geral. Alguns condutores afirmam que a implantação vai inibir motoristas que utilizam o local para a prática automobilística e outros externam indignação, pois acreditam que a instalação pretende arrecadar dinheiro para a máquina pública.

”Agora quero ver aqueles que gostam de fazer da rodovia Fernando Guilhon e Curuá-Una pistas de corrida automobilística e continuarem voando”, disse um condutor identificado pelas iniciais A.N. Outro relato em torno do assunto foi de um pedestre afirmando que a instalação de radares ”também é para arrecadar imposto para o Governador em plena pandemia. Será que eles estão preocupados com o povo?”, destacou.

Um morador das proximidades da PA-453 informou que a medida é positiva, haja vista que acontece muita irresponsabilidade no trânsito.  ”Por mim pode instalar um radar a cada esquina e fazer essa máquina de fazer dinheiro funcionar. Nesse fim de semana mais precisamente na tarde do último domingo (18),  me entristeceu testemunhar os veículos do Corpo de Bombeiro e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Curuá-Una indo socorrer vítimas de acidentes sem conscientização nenhuma dos motoristas”, disse.

O Chefe de Fiscalização do Detran em Santarém, Marlon Azevedo, ressaltou que a implantação dos radares não é somente para controlar o excesso de velocidade.  ”É um sistema completo, ainda que o objetivo principal seja o controle de velocidade, o que impede acidentes e possíveis mortes, mas também ele vai detectar irregularidades através das placas dos veículos. Será possível constatar se existe documentação atrasada, se o veículo é roubado ou adulterado, ou seja, a existência de problemas com a justiça’’, disse.

Segundo Marlon Azevedo, a implantação de radares partiu dos registros de altos índices de acidentes no município. O que acarreta grandes prejuízos para os cofres públicos, principalmente na saúde, com hospitais lotados de pessoas acidentadas ou que perdem um membro e precisam utilizar a previdência social.

‘’A arrecadação é consequência, se o condutor estiver dentro do limite e não ultrapassar, automaticamente não tem multa. Se o condutor não ficar atento e ultrapassar vai chegar multa e haverá reparação, quem vai dizer se vai haver arrecadação ou não é o próprio condutor. Vai da consciência de cada um, nós temos que ter essa sensibilidade de responsabilidade e respeito no trânsito’’, concluiu o Chefe de Fiscalização.

A Operação Verão 2021 atuou durante todo o mês de julho com ações de cunho educativo para reforçar as orientações quanto ao uso e finalidades dos equipamentos de seguranças, e a partir de agosto as ações se intensificarão nos locais onde estão instalados os radares.  As instalações dos equipamentos são sinalizadas pela placa R-19, obrigatórias em vias urbanas com radar, ou seja, são placas identificando o limite máximo de velocidade na via.

Os radares fazem parte do projeto Segurança Viária por Todo o Pará e integram o Projeto Sentinela (Central de Controle de Operações do Detran) que faz o procedimento de autuação do ato infracionário. O condutor recebe o informe em casa e após ciência da infração é dado um prazo para recurso onde o condutor poderá contestar os procedimentos de multas ou perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

RG 15 / O Impacto