segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Vereadora Alba Leal participa de mesa redonda na 4ª Conferência de Políticas Públicas para Mulheres




A vereadora Alba Leal (MDB) participou, na sexta-feira (27), da 4ª Conferência de Políticas Públicas para Mulheres, realizada na Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy. Na oportunidade, uma mesa redonda tratou sobre os temas “Políticas para Mulheres e Voz Feminina nos Poderes Executivo e Legislativo Municipais” e “O Combate à Violência contra a Mulher: Avanços e Desafios”.

"Foi um momento muito importante, com informações esclarecedoras, que acrescentou muito aos participantes que se fizeram presentes. A mesa redonda foi muito bem mediada pela professora e Dra. Irene Irene Escher, que é membro do Conselho da Mulher Empresária. Falei sobre a minha atuação como parlamentar do município de Santarém, a importância da mulher na política e o empoderamento feminino. As mulheres precisam romper barreiras e participar mais da política e lutar pela causa feminina. A sociedade precisa entender que lugar de mulher é onde ela quiser. Na Casa Legislativa de Santarém, por exemplo, tem 21 vereadores, desse número apenas duas mulheres, precisamos reverter esse quadro e fortalecer candidaturas femininas, melhorando a representação das mulheres na política”, destacou Alba.

Andreza Sousa, delegada da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), participou da mesa redonda e falou sobre os procedimentos legais que asseguram os direitos da mulher vítima de violências e sobre as ocorrências registradas junto ao órgão. “Infelizmente hoje, são registrados mensalmente cerca de 100 casos de violência contra a mulher no município de Santarém. Precisamos mudar essa realidade e toda Rede de Proteção precisa ser fortalecida”, avaliou a delegada.

Depois da mesa redonda, os participantes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas com as convidadas.

Também compareceu ao evento Marcia Andreia Jorge de Lima, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, que ministrou a palestra com o tema “Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia da Condição Feminina”.



O evento que foi organizado pelo Conselho Municipal da Condição Feminina em parceria com a Prefeitura de Santarém. Contou a participação da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, da coordenadora do Centro Maria do Pará Poliana Braga, da Assessora de Políticas Públicas para Mulheres do Município de Santarém Rachel Guimarães Campos, da Presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina Ana Claudia dos Santos Lima, da assessora técnica dos Conselhos Municipais Roseane Matos, da promotora de Justiça do Ministério Público em Santarém Lilian Braga. Além de grupos e instituições ligadas à defesa dos direitos das mulheres.

por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal