segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Abertura da Semana da Pessoa Idosa 2021 no Ciam, em Santarém

Por Sílvia Vieira*, g1 Santarém e Região — PA
27/09/2021 



Mesa de abertura da Semana da Pessoa Idosa 2021, em Santarém — Foto: Alcindo Lima/Rádio 94 FM

Com o tema: "Vidas Idosas Importam - Faça sua parte" começou nesta segunda-feira (27) no auditório do Centro de Informações Ambientais de Santarém, no oeste do Pará, a Semana da Pessoa Idosa 2021, uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A entrega da condecoração "Idoso em Ação 2021" marcou a abertura do evento que ao longo da semana terá ações de saúde, escuta psicológica, debate sobre direitos dos idosos e os impactos da pandemia na saúde do idoso, distribuição de kits de prevenção e vacinação.
O objetivo da programação é sensibilizar a sociedade sobre a importância do envelhecimento saudável e da necessidade de incentivar o protagonismo do idoso nesse processo.
"A gente está com muita expectativa que essa semana do idoso seja muito produtiva. Na abertura somente sete idosos foram trazidos para participar, porque a pandemia continua e nós não podemos relaxar nos cuidados com a saúde dos nossos idosos. Mas estamos muito ansiosos pela reforma do CCI, para que fique logo pronto, e assim eles possam se reencontrar e participar das atividades", disse a coordenadora do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), Lívia Paternostro.
De acordo com Lívia, os idosos sentem muita falta de encontrar os amigos no CCI. "Eles gostam muito de dançar, e isso faz muito bem pra eles, não é porque é idoso que parou de viver", ressaltou.
Mesmo não podendo se reunir no CCI, os idosos continuam participando de atividade de forma remota. Eles recebem vídeos de atividades que podem desenvolver em casa. É uma forma de interagirem e não ficarem ociosos. Também são acompanhados e atualizados por meio de contato pelo WhatsApp e contam ainda com atenção à saúde no Centro de Referência do Idoso, que tem duas geriatras.


Convidados na cerimônia de abertura da Semana da Pessoa Idosa 2021, em Santarém — Foto: Alcindo Lima/Rádio 94 FM
Para o advogado Evaldo Sena, membro da comissão de direitos da pessoa idosa, na Subseção da OAB Santarém, garantir os direitos dos idosos é dever de todos.
"Estamos em uma semana emblemática, que celebra o dia nacional do idoso e dia mundial da pessoa da terceira idade. Nosso trabalho diário e contínuo é para que o idoso tenha seus direitos garantidos, para que seja tratado com cordialidade pelos familiares e não seja vítima de violência. Não precisa ser advogado e nem autoridade constituída para denunciar violações de direitos. Qualquer pessoa pode ligar para o disque 100 que os órgãos competentes irão apurar as denúncias", observou.
Evaldo Sena disse que no período pandêmico, aumentaram muito as denúncias com relação à violações de direitos da pessoa idosa, desde a simples negligência com o medicamento, passado pelo abandono, apropriação do dinheiro do idoso, limitação do ir e vir do idoso e casos de violência física.

População idosa

O município de Santarém possui uma população estimada de 308.339 pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e conforme o Censo Demográfico de 2010, 22.603 apresentam idade superior a 60 anos.
O Brasil, que já foi considerado o país dos jovens, tem atualmente mais 14 milhões de idosos e a estimativa é que em 20 anos, será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os dados servem de alerta para preparar a sociedade para essa nova realidade não tão distante e desenvolvimento de estratégias para essa população encarar o envelhecimento de forma positiva, se sentindo útil, importante e valorizada.

*Colaborou Alcindo Lima, da Rádio 94 FM

DIVULGAÇÃO - BLOG DO COLARES