terça-feira, 21 de setembro de 2021

Trabalhadores contestam corte do fomento para a agricultura familiar em Santarém

 

Por Diene Moura

A agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas da base familiar e consiste em um meio de organização da produção agrícola, florestal, pesqueira, pastoril, aquícola que são geradas e gerenciadas por uma família, a qual emprega a mão de obra do mesmo ciclo familiar.  O setor impulsiona a economia do país gerando o que equivale a aproximadamente R$ 107 bilhões, contabilizando a 23 % da produção agropecuária nacionalmente e disponibilizando postos de trabalho a 10 milhões de pessoas que se mantém ativas economicamente no Brasil. São eles que plantam para subsistência e destinam uma parte da colheita para obter uma renda e prosperar através de linhas de créditos disponibilizados através de programas municipais, estaduais e federais, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (PRONAF).

Em Santarém, o agricultor identificado como Raimundo Trindade levanta alguns questionamentos acerca da ausência no repasse de verba para a  agricultura familiar. Segundo o trabalhador, já houve diversas tentativas para que seja ingressado um pedido de linha de crédito rural, no entanto, existe uma divergência em todos os órgãos que foram solicitados esclarecimentos a respeito.

Opinião - PQP do jeito que está o preço da carne e a ausência do consumo do pescado o quê vai sobrar para o povinho comer????