quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Vereador Biga Kalahare participa de reunião, em Manaus, com membro da CCJ no Senado Federal e presidente do ICPET para tratar sobre o PDL para criação do Estado do Tapajós.





A reunião foi realizada na terça-feira (31), em Manaus-Am, na ocasião, o vereador Biga Kalahare (PT) representou a Câmara Municipal de Santarém, no encontro que também reuniu o senador Plínio Valério (PSDB), presidente do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET) Jean Carlos Leitão, parlamentares representando o município de Rurópolis e lideranças de associações e federações de paraenses que residem no Amazonas. O assunto, o substitutivo do Projeto de Decreto Legislativo 508/2019, que convoca plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós, que está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal (CCJ).

A reunião foi convocada pelo senador do Amazonas Plínio Valério, membro da comissão, que se tornou relator do projeto. A definição do apoio ao PDL ocorreu em audiência em Manaus, no mês de abril deste ano. Os participantes dialogaram sobre questões legais do projeto, acertaram detalhes sobre o andamento e quanto a data para o protocolo.

“Essa reunião é extremamente necessária, pois sem ela não temos articulação do projeto e muito menos o protocolo que é relevante para o andamento do PDL”, explicou o presidente do ICPET Jean Carlos Leitão.

O vereador Biga Kalahare, destacou que como membro da segunda Comissão de Finanças, Contas, Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Santarém, considera importante a presença de um membro da CCJ da Casa na reunião. Defendeu que o parlamento precisa acompanhar a articulação do projeto, para que o sonho dos moradores da região oeste possa ser concretizado.

“Nós entendemos que esse projeto é relevante, assim como apoiar o instituto que luta há anos por um novo plebiscito. Essa luta é nossa também. Acreditamos nesse processo, e em todos os benefícios que a criação do Estado do Tapajós pode trazer para todos”, ressaltou o vereador

A atual articulação com o senador Plínio Valério, é fruto da parceria entre ICPET e associações de Manaus que tem a participação de pessoas de naturalidade paraense, especificamente de cidades do Baixo Amazonas. São cerca de 500 mil pessoas que integram as entidades e colaboram com a coleta de assinaturas pró Estado do Tapajós, segundo as organizações.

Desde o início do mandato do vereador Biga Kalahare, o ICPET que defende a criação do estado, ganhou o apoio do parlamentar e da bancada petista na Câmara, que desde então, participa de reuniões para acompanhar os trâmites do projeto de emancipação regional.

“Estamos a cada dia fortalecendo essa luta e estreitando os laços com a diretoria do instituto. Cada passo que damos é fundamental para o progresso desse projeto. Gostaríamos que esse processo fosse rápido, mas, sabemos que é necessário cautela e que no tempo certo vamos ganhar a emancipação”, frisou Biga

Por Daína Aben-Athar-Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare (PT
Divulgação - BLOG DO COLARES