terça-feira, 21 de setembro de 2021

VEREADORES RONAN LIBERAL E JANDER ILSON DEBATEM SOBRE O PESCADO EM NOSSA REGIÃO




Após encontro com representantes da Sespa, presidente da Câmara e o Vereador Jander Ilson, ratificam segurança no consumo de peixe da região, apesar de casos suspeitos da síndrome de Haff 

A reunião concluiu que não há necessidade de proibição da venda ou consumo do pescado, nem mesmo das espécies suspeitas de estarem relacionadas à chamada “doença da urina preta”.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém Ronan Liberal Júnior (MDB) recebeu em seu gabinete, nesta última quinta-feira, com a participação do vereador Jander Ilson ( Uma liderança entre os pescadores da região)  uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESPA) para um debate sobre as ações de combate, no município, à síndrome de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”. O encontro foi considerado positivo por ambas as partes, já que os casos suspeitos registrados no município são isolados.

O presidente Ronan Liberal Junior destacou a importância do encontro para esclarecer que não há necessidade de proibir a comercialização e o consumo de peixe capturado na região do Baixo-Amazonas, inclusive as espécies suspeitas de estarem relacionadas à infecção de pessoas, como tambaqui, pirapitinga e pacu. “Então, o que a gente quer é reforçar o papel das vigilâncias e entidades estaduais e municipais que estão dando toda segurança para que a população possa fazer o consumo do pescado daqui de Santarém com tranquilidade de que está se alimentando de forma saudável”, enfatizou.
O vereador Jander Ilson Pereira (DEM), representante dos pescadores na Casa legislativa santarena,  participou do debate e enfatizou que os pacientes que apresentaram sintomas da doença da urina preta, inclusive o que faleceu, devem ter consumido peixe oriundo do estado do Amazonas e garantiu que o pescado da região é de qualidade. Salientou o Vereador Jander Ilson: “Na Feira do Peixe, da Z-20, é proibido vender pescado de outras regiões e não há registro de algum caso suspeito de consumidores do tablado”, ressaltou ao tranquilizar de que não há risco no consumo do tambaqui, pacu e pirapitinga – espécies suspeitas de estarem relacionadas aos casos registrados – capturados na região do Baixo-Amazonas.

O democrata Jander Ilson também manifestou preocupação com os danos econômicos para os trabalhadores do setor. “Tem relatos de pescadores até chorando no mercado por trazerem seus produtos e não ter pra quem vender, sendo obrigados a jogar no lixo porque até quando vão doar as pessoas não querem”, lamentou.

DIVULGAÇÃO BLOG DO COLARES