quarta-feira, 20 de outubro de 2021

O Fest Alter 2021

Por g1 Santarém e Região — PA


O Festival de Cinema de Alter do Chão – 2021 teve recorde de inscrições, com um total de 2.743 produções de 121 países. Este ano o evento contará com uma Mostra Especial do Cinema Francês.
O Fest Alter 2021 terá este ano a participação na Mostra Competitiva de 97 filmes de 37 países nas categorias longametragem, curta-metragem, documentários, animação, smartphones/celulares.

A Mostra Paralela estará com 103 filmes de 45 países. Os temas são vários entre eles: 15 filmes sobre a Pandemia, 45 filmes - Experimental, 14 filmes - LGBTQIA+, 48 filmes - Ambiental, Indígena e Amazônico, 28 filmes - Comunitário, 31 filmes - Infantil, 22 filmes de Animação, além de 25 das Mostras “Retratos Vivos” e “Um Olhar Além”.

Para a Mostra Especial do Cinema Francês 10 filmes foram inscritos este ano e selecionados pela curadoria do Fest Alter. Além dessa diversidade de temas e países dando um painel amplo do cinema produzido no Brasil e no mundo, 71 filmes de diretores estreantes, 56 filmes de alunos, 50 filmes realizados por mulheres, filmes convidados e a homenagem ao fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado com depoimentos dele e de vários artistas nacionais e internacionais falando sobre a sua obra de reconhecimento mundial.
Os países selecionados além do Brasil e dos tradicionais produtores da cinematografia mundial para as Mostras Competitiva e Paralela são:

África com os países Egito, Malawi, Marrocos, Madagascar
Ásia e Oriente com Líbano, Sri Lanka, Israel, Filipinas, Taiwan, Paquistão, Bangladesh, Turquia, Japão, Emirados Árabes Unidos, Afeganistão, Coréia, Irá, Índia, Malásia, Casaquistão, Iraque
Américas com Brasil, Estados Unidos, México, Chile, Canadá, Equador e Argentina
Europa com República Tcheca, Espanha, Áustria, Malta, Belarus, Finlândia, Rússia, Portugal, Dinamarca, Sérvia, Ucrânia, Espanha, França, Polônia, Inglaterra, Grécia, Alemanha, Itália
Oceania com Austrália.

A terceira edição do Festival de Cinema de Alter do Chão, entre 08 e 12 de dezembro/2021, terá mais uma vez um grande painel da produção amazônica, brasileira e mundial, uma forma de dar visibilidade para todos os participantes.