quarta-feira, 17 de novembro de 2021

MPPA instala Núcleo de Promoção e Igualdade Étnico-Racial em Santarém




No próximo dia 22 de novembro (segunda-feira), a partir das 9h, no auditório das Promotorias de Justiça de Santarém, será instalado o Núcleo de Promoção e Igualdade Étnico-Racial (Nierac), vinculado ao Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH) do Ministério Público do Pará. Junto com a instalação haverá o seminário “A Arte como Ferramenta de Resistência: Manifestações artísticas de mulheres indígenas e quilombolas”, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e CAODH.

A instalação e o seminário são parte da Agenda Antirracista lançada pelo MPPA no último dia 10 de novembro, sendo escolhido esse mês por conta do dia da consciência negra, comemorado em 20 de novembro. A instalação do Núcleo será feita pelo Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. O Nierac vai atuar em temas que envolvam a população negra e as relações étnico-raciais, que incluem também as populações indígenas. Será coordenado pela promotora de Justiça de Santarém, Lilian Braga, e funcionará no Teatro Vitória.

O Núcleo pode sugerir estratégias para o combate à discriminação racial; organizar e apoiar campanhas; e em conjunto com o Centro de Direitos Humanos, coordenar estratégias para promoção de políticas de igualdade racial. Também acompanha programas de outras instituições para apoio às políticas de combate ao racismo, promove pesquisas, ações educativas e de formação para o público interno, e outras atividades relacionadas com a promoção da igualdade étnico-racial.

O seminário “A Arte como Ferramenta de Resistência: Manifestações artísticas de mulheres indígenas e quilombolas”, terá na mesa de debates Ana Cleide Vasconcelos, Nilva Borari e a Promotora de Justiça Eliane Cristina Pinto Moreira. Estão disponíveis 100 vagas presenciais, com direito a certificados. As inscrições podem ser feitas pelo link https://ceaf.mppa.mp.br/app/learning/courses até o dia 21 de novembro. Ana Cleide Vasconcelos, do quilombo Arapemã, é cantora e compositora. Nilva Borari é ceramista, e Eliane Moreira é auxiliar do CAODH.

RG15/O Impacto com informações MPP