Fotografo: Reprodução

Alguns proprietários modificam a descarga da motocicleta, provocando um barulho ensurdecedor nas ruas da cidade
Escapamentos adulterados de motocicletas geram reclamações de moradores de vários bairros de Santarém, oeste do Pará.
Segundo os moradores, alguns proprietários modificam a descarga da motocicleta, fazendo com que o veículo provoque um barulho ensurdecedor nas ruas da cidade, incomodando dezenas de famílias.
"Eu moro numa rua próxima da área central da cidade e, principalmente nos fins de semana, esses motoqueiros sem noção, ficam fazendo exibições aqui na frente de casa com esse barulho insuportável. Eu sou estudante e preciso me concentrar pra estudar, mas com essa barulheira eu acabo ficando irritada e procuro fazer outra coisa no momento em que deveria fazer as atividades escolares", denuncia a estudante, Lara Kalyne.
Para ela, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), necessita com urgência fiscalizar a prática abusiva dos motoristas nas ruas de Santarém.
"Isso não pode acontecer mais. A gente precisa de tranquilidade pra estudar ou trabalhar, mas com essa barulheira não dá", reclama Lara.
INFRAÇÃO
A adulteração proposital na descarga ou no silenciador de motor já se tornou uma prática corriqueira, geralmente feita para turbinar os veículos para deixá-los mais potentes. Mas a descarga adulterada provoca um barulho intenso e incômodo.
Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera a infração grave, punida com cinco pontos na carteira. Mas também sujeita o infrator a multa e prevê a apreensão do veículo.
A multa por escapamento adulterado, de acordo com o CTB, custa ao condutor R$ 293,00, além de ter a habilitação recolhida.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: Portal Santarém
Divulgação - BLOGDOCOLARES