quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

SHOPPING POPULAR DE SANTARÉM

 O shopping vai contar com 100 boxes em alvenaria, porta de rolo, com telhado em cerâmica e forro em PVC, cada um com 4,80m² de área. O prefeito destacou ainda outros assuntos; confira!

Planta do shopping popular que será construído em Santarém — Foto: Reprodução/g1


Sonho antigo de quem trabalha com o comércio ambulante na Praça da Bandeira vai finalmente sair do papel. Começa na segunda-feira (3) a obra de construção do shopping popular na Praça Rodrigues dos Santos, em Santarém, oeste do Pará. A data foi confirmada pelo prefeito Nélio Aguiar durante participação no programa Mesa Redonda da Rádio 94 FM, na manhã desta quinta-feira (30).

Há anos os vendedores ambulantes (camelôs) reivindicam uma estrutura apropriada para o comércio popular de roupas, artigos esportivos, acessórios, entre outros.


Atualmente, eles utilizam barracas que são montadas nas Praças da Bandeira e Monsenhor José Gregório no início da manhã e desmontadas no fim da tarde, de segunda a sábado. Sem uma estrutura adequada, eles já sofreram muitos prejuízos ao longo dos anos no inverno amazônico, com chuvas acompanhadas de fortes ventos que quebraram a estrutura e arrancaram as coberturas das barracas.

A obra vai contar com 100 boxes em alvenaria, porta de rolo, com telhado em cerâmica e forro em PVC, cada um com 4,80m² de área.

Todo o complexo terá 521,75m² de área construída. Os serviços estão orçados em R$1.069.626,12, recurso proveniente do Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Regional e contrapartida da Prefeitura de Santarém. A empresa vencedora da licitação e responsável pela obra é a Sollos Construtora Ltda e o prazo para a entrega do novo espaço é de 8 meses.
Mapa de localização do shopping popular — Foto: Reprodução

Durante o programa, o prefeito fez um apanhado das obras que estão em andamento e dos projetos para 2022. Confira alguns trechos abaixo:

Mercadão 2000

“Estamos construindo a praça de alimentação no Mercadão 2000, que vai receber as pessoas que hoje trabalham com venda de comida, principalmente o peixe assado, que é muito gostoso, mas que hoje é feito em um local que não é o adequado. Mas essa realidade vai mudar em breve”, disse Nélio.
Orla

“Estamos com a finalização da nossa orla na frente da cidade já recebendo iluminação, os guarda-corpos já estão encomendados e finalizam a obra. Já estamos também com licitação na praça e com recurso garantido pra fazer todo o recapeamento da avenida Tapajós que passou por uma obra de esgoto que danificou praticamente todo o leito daquela via”

Hospital Materno Infantil

“O hospital materno infantil também está caminhando pra finalização da obra física e de engenharia. A Secretaria de Saúde já está em licitação dos equipamentos para equipar o hospital. Nós esperamos entregar esse importante hospital funcionando já no aniversário de Santarém em 2022”.
Prolongamento da Moaçara

“A avenida Moaçara já está com um trecho asfaltado em direção à rodovia Everaldo Martins, e nós tivemos um problema com um trecho que pertence ao exército, mas conseguimos uma decisão favorável na justiça, e melhor que isso, retomamos o diálogo com Belém e dentro de 3 meses vamos ter toda a documentação para finalização dessa obra de prolongamento da Moaçara alcançando a avenida Cuiabá”.

Turismo

“Temos aí o Centro de Convenções com obras já iniciadas e há necessidade de construção de mais hotéis em Santarém. É comum pessoas chegarem aqui sem reserva de hotel e não conseguirem vagas. E com a construção do Centro de Convenções teremos aqui eventos de grande porte que vão atrair mis gente pra Santarém. O turismo local tem crescido a cada ano. Já conseguimos dois voos diretos Santarém-Brasília e agora estamos tentando conseguir ao menos um voo direto de São Paulo pra Santarém, haja vista que 40% dos nossos turistas vêm de São Paulo”.

Pavimentação e drenagem

“Andou bastante o nosso planejamento de infraestrutura e a gente trabalha por lotes porque não há condições de licitar tudo de uma vez. Estamos finalizando o lote do Maracanã e já iniciamos o do Santarenzinho, que está orçado em R$ 36 milhões. Até 10 de janeiro vamos concluir a licitação de mais três lotes e em seguida a gente assina a ordem de serviço. O nosso compromisso é investir na infraestrutura na periferia da cidade”.

Duplicação da Cuiabá

“Está no nosso planejamento também para 2022, a duplicação da avenida Cuiabá entre o viaduto e a Moaçara. Estamos em busca de recursos para estender até um pouco depois do Quincó, na entrada para Nova República, pegando também a Matinha que é um trecho que tem bastante circulação de veículos”
.
Pajuçara e Saúbal

“A pavimentação da estrada do Pajuçara vai sair. Conseguimos o recurso em dezembro de 2020, e só agora, um ano depois é que obtivemos a autorização do Ministério do Turismo pra realizar o processo de licitação que a gente espera finalizar em janeiro. Conseguimos vencer essa burocracia e os moradores daquela região podem ficar tranquilos que a pavimentação vai sair. Com relação ao Mirante do Saúbal, já estamos tomando providências para o início das obras que terá uma praça para visitação pública, e também vamos melhorar o acesso que hoje está horrível”

Empregos e vacinação

O prefeito Nélio Aguiar destacou que em cinco anos à frente da gestão municipal, 2021 é o ano com maior saldo de empregos, e que a abertura de oportunidades não só para o emprego de carteira assina, como para abertura de empreendimentos na cidade, se deve à retomada da economia, impulsionada pelo avanço da vacinação contra a Covid-19.

“Tivemos um início de ano muito difícil com uma explosão de casos de Covid-19, mas ao longo do ano e com o avanço da vacinação, tanto o número de casos foi diminuindo, quanto o de óbitos também. Se compararmos o período de maio a dezembro de 2020 com o mesmo período desse ano vamos ver que o número de óbitos caiu consideravelmente. E a economia mostra sinais de recuperação com um saldo positivo de 3.800 contratações e a tendência é melhorar ainda mais”, pontuou Nélio Aguiar.

As informações são do g1 Santarém
DIVULGAÇÃO - BLOG DO COLARES