quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Equipamentos doados vão garantir reabilitação de pacientes pós covid-19 em Santarém

 

A  Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu na quarta-feira (16), equipamentos que serão utilizados na reabilitação de pacientes pós covid-19.

Foram entregues macas portáveis, esteiras ergométricas, bicicleta, colchonetes, anéis de pilates e outros. A doação é fruto de uma parceria entre o município com Governo da Alemanha.

“Sabemos que a recuperação da doença não é fácil. As pessoas ficam com sequelas e alguma delas necessitam de acompanhamento e dentro do nosso planejamento estamos promovendo em breve a ampliação desses atendimentos nas academias de saúde para que um número maior de pessoas possa ter acesso”, Vânia Portela, titular da Semsa.

Pós covid-19:

O serviço multiprofissional de reabilitação e psicossocial para pacientes pós covid-19 foi implantado em agosto de 2020 nas Unidades de Saúde Descentralizadas com o objetivo de acolher e proporcionar melhor acompanhamento daqueles que, após o período de quarentena e o fim dos sintomas da doença, apresentam algum tipo de sequela. Atualmente, o serviço é ofertado na Escola do Parque da Cidade, de forma gratuita, das 8h às 12h.

Atendimentos de fisioterapia, reabilitação respiratória por meio do pilates, treino funcional e fortalecimento muscular são as principais atividades oferecidas e que tem feito a diferença na vida das centenas de pessoas atendidas pela equipe.

A gestão municipal pretende transferir tais atividades para as Academias de Saúde vinculadas à Atenção Primária em Saúde, possibilitando facilitar o acesso do serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, o serviço deve funcionar na Academia de Saúde do Jaderlândia, a partir do mês de março. A iniciativa deve expandir-se posteriormente para outros pontos do município, onde tenha profissional da área capacitado e atuando nessas atividades.

“Estamos recebendo vários equipamentos para exercícios físicos e também para a fisioterapia. Agradeço a parceria com a Alemanha que doou 50 mil euros, o que corresponde a aproximadamente 300 mil reais. Adquirimos estes equipamentos para estruturar melhor nossas academias de saúde o que vai nos ajudar no atendimento para o pós covid”, destaca Nélio Aguiar. 

(Com informações da PMS)