terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Força Nacional será enviada para combater garimpo ilegal no Pará

A Força Nacional de Segurança Pública deve vir ao Pará nos próximos dias para atuar em uma operação de combate a garimpos ilegais no estado. O envio da tropa foi autorizado pelo Ministro da Justiça, Anderson Torres. Segundo a coluna Radar, da revista Veja, a ação terá ainda suporte da Polícia Federal e deve ter duração de 30 dias.

Há um mês o governo federal decidiu prorrogar, por mais um ano, a presença da Força Nacional de Segurança Pública na Amazônia Legal. A decisão consta em portaria assinada pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, e publicada na edição do dia 14 de janeiro do Diário Oficial da União. O novo período de atuação vai de 14 de janeiro de 2022 até 13 de janeiro de 2023.

Ao todo, nove estados compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins (139) e parte do Maranhão, abrangendo um total 772 municípios. A Amazônia Legal ocupa pouco mais de 5 milhões quilômetros quadrados (km²), correspondentes a cerca de 58,9% do território brasileiro, que tem 8,5 milhões de km².

 (Portal Debate com informações da Veja/ Agência Brasil e Roma News)